Tucano reforça importância de vacinas em comemoração ao Dia da Imunização

Diariamente, o corpo humano trava batalhas invisíveis contra agentes estranhos que podem causar doenças e infecções. Para reforçar o sistema imunológico, vacinas são disponibilizadas pelos sistemas público e privado de saúde, a fim de garantir maior proteção contra doenças que podem acometer crianças, jovens, adultos(as) e idosos(as).

“Sabemos que a vacinação contra a Covid-19 está em evidência no momento, mas isso não significa que as demais campanhas devam ser esquecidas. Aqui em Tucano, além de manter a imunização rotineira nas unidades básicas de saúde, também estamos vacinando contra a H1N1,”, explica a coordenadora de Epidemiologias, Anna Carina Pimentel.

A terceira etapa da campanha contra a H1N1 se inicia hoje (09) – data em que se comemora o Dia da Imunização – e contempla os seguintes públicos: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo (rodoviário, urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas. As vacinas são aplicadas nos Centros de Saúde ou em qualquer Posto de Saúde da Família (PSF) do município, das 8h às 16h.

Já a vacinação de rotina segue o cronograma proposto no site da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). O site oferece a relação completa das vacinas recomendadas para cada etapa de desenvolvimento das pessoas, com as respectivas explicações sobre os imunizantes, para que servem, quais são as contraindicações, entre outros dados.

O município oferece gratuitamente vacinas contra febre amarela, gripe, hepatites A e B, meningite, raiva, entre outras. Para aplicação, basta comparecer aos postos de saúde portando documento de identificação com foto, cartão do SUS e carteirinha de vacinação.

Pandemia

A campanha de imunização contra a Covid-19 tem acontecido desde janeiro em Tucano. Até o momento, já foram recebidas 20 remessas de vacinas, entre CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. De acordo com a página exclusiva sobre dados da campanha no site da prefeitura, mais de 19 mil vacinas já foram aplicadas, contemplando primeiras e segundas doses.

A última matéria especial publicada pela gestão municipal também apresenta dados acerca da campanha de vacinação. Segundo os dados expostos, Tucano tem tido destaque na distribuição das vacinas, apresentando percentuais superiores aos índices da Bahia e do país como um todo.

“Vacinar a população é um dos grandes compromissos que assumimos com a saúde pública – não apenas contra a Covid-19, mas contra as diversas doenças que possam nos afetar. O Dia da Imunização é uma oportunidade de reforçar nossa dedicação em viabilizar esses recursos, mas também de conscientizar as pessoal para que procurem os postos de saúde e façam valer um direito que é delas”, enfatiza a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia.

Aplicativo

O Ministério da Saúde disponibilizou um aplicativo que facilita o acompanhamento da vacinação contra a Covid-19, bem como de outras enfermidades. O Conecte SUS tem por objetivo permitir ao cidadão monitorar os atendimentos e internações realizadas nos pontos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como oferecer dados sobre os imunizantes distribuídos.

A iniciativa do Governo Federal permite que os usuários tenham acesso ao seu histórico de atendimento, caderneta de vacinação, entre outros serviços. Para se cadastrar, basta fazer o download gratuitamente do aplicativo no celular e informar o CPF ou número do cartão do SUS. O cadastro também pode ser feito através do site:


FONTE: SECOM

Comentários