Primeira edição da TUCS consolida celebrações juninas e exibe diferentes manifestações culturais da região

O mês de junho já deixa saudade aqui em Tucano, especialmente após realização da Trilha Uni-Cultural do Sertão (TUCS). A primeira edição, com tema predominantemente junino, contou com três lives transmitidas pelo canal oficial da prefeitura no YouTube nos dias 13, 24 e 29 – dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, respectivamente.

“A TUCS foi uma grande oportunidade de mostrar o quão ricos são os costumes sertanejos, uma vez que reuniu diferentes manifestações culturais. Além da música, também contemplamos teatro, dança, gastronomia, história e as tradições locais, enaltecendo os reais propósitos do projeto: a valorização e o resgate das raízes da nossa região”, afirma o Secretário Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, Thiago Nascimento.

Ainda de acordo com o gestor, a TUCS é um projeto amplo e de longo prazo. “A edição junina foi bem recebida pelo público e já estamos trabalhando em uma edição infantil, para celebrar o Dia das Crianças, em outubro, propondo um viés lúdico e educativo”, antecipa.

O Diretor Municipal de Cultura, Rodrigo Ribeiro Liss, complementa que a TUCS mostrou parte importante do potencial artístico do município, mas que muito ainda há de ser explorado. “Por se tratar de um projeto macro e de forte impacto para a população, a TUCS se encaixará em diversos temas. É algo atemporal que, embora tenha um objetivo consolidado, possui um modelo flexível de execução. Isso é maravilhoso”, enfatiza.

Programação

Entre os dias 13, 24 e 29, passaram pela TUCS diferentes atrações. Na música, se apresentaram trios nordestinos, Dimas Novais, Rodrigão, banda Brega e Vinho e Jeff Miranda – além de participações convidadas. A dança ficou por conta das quadrilhas juninas do Fole Baixo, do Brendo, Pega Fogo na Lagoa e Levanta Poeira.

As esquetes teatrais foram interpretadas pelos grupos EducARTE, Zélia In Cena (ZIC) e Sementes, enquanto a culinária trouxe receitas de bolo de milho, mingau de milho e paçoca – quitutes tipicamente juninos. Entre tantas atrações, também foram feitas entrevistas com convidados especiais, a exemplo do Zé do Acbal (tucanense conhecido pela relação profunda da sua família com a fundação de Tucano), o professor e historiador André Carvalho, e o prefeito municipal Ricardo Maia Filho.

“Apoiar a nossa cultura é essencial para a construção do futuro que queremos para a nossa cidade e a gestão tem trabalhado de forma dedicada nessa questão. A TUCS é mais uma forma de demonstrarmos que estamos buscando fortalecer a classe artística tucanense em suas diversas áreas” pontua o prefeito.


Fonte SECOM/TUCANO

Créditos da foto: Secom-Tucano/BA


Comentários