Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Tucano forma e elege mesa diretora do Conselho Municipal de Turismo e Plano de retomadas das atividades turísticas é apresentado em Tucano

 Tucano forma e elege mesa diretora do Conselho Municipal de Turismo

A eleição do Conselho Municipal de Turismo de Tucano foi realizada durante encontro da Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura e representantes do setor turístico, em Caldas do Jorro, na noite de terça-feira (5). Cada entidade indicada pela Lei 455 de 24 agosto apontou membros para compor o Conselho Municipal de Tucano.

Durante a votação unânime, foram eleitos para presidente do Conselho, o Secretário Municipal de Turismo, Thiago Nascimento; com vice-presidente, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Tucano, Gilton Moura; e para secretário, o 1º secretário da Câmara de Vereadores de Tucano, Neto do Herlon.

O Diretor Municipal de Turismo de Tucano, Edson Melo, destacou a necessidade de um processo democrático com a participação de membros da sociedade para auxiliar o poder público avançar nas demandas do setor turístico. “Vejo uma oportunidade para a sociedade participar desse processo, e junto com o poder público, chegarmos a uma conclusão de melhores ações para o turismo. Sem essa participação da sociedade não há debate. Com um Conselho ativo, todos ganham”, disse.


Plano de retomadas das atividades turísticas é apresentado em Tucano


Para fortalecer o turismo em Tucano, foi apresentado o Plano de Retomada das Atividades Turísticas, no Hotel Paraíso das Águas, em Caldas do Jorro, na noite de terça-feira (5).

O Secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, Thiago Nascimento, explanou em detalhes para os comerciantes e empresários do setor turístico, o plano que recebe o título “Viva Turismo Bahia”, já com adaptações alinhadas às ações que serão desenvolvidas no município. O encontro integra as iniciativas adotadas pela gestão municipal para incentivar o turismo em Tucano.

A proposta da gestão municipal foi reafirmar os quatro eixos sugeridos pelo estado, aliados às ações organizadas pela gestão municipal. “Os eixos de biossegurança, capacitação, qualificação, promoção e infraestrutura foram demonstrados aos representantes do setor, juntamente às ações que vamos desenvolver e que já estão em ação para estimular os turistas conhecerem uma Tucano diferenciada, baseada nas belezas naturais que ainda precisam ser descobertas até por uma parte dos moradores locais”, afirmou. “Outros importantes pilares estratégicos são o turismo de compras, explorando a peculiar produção de artefatos de couro, que já é foco da nossa gestão; e o turismo de saúde, que se concentra nas viagens de pessoas que buscam tratamentos com as águas termais e suas propriedades terapêuticas”, completou.

O eixo biossegurança foi consolidado em um eixo específico, cujo o download está ao final da matéria.

Na ocasião, também foi apresentada a nova marca-lugar da cidade, que tem o objetivo de construir uma referência histórico-cultural aliada a uma representação mercadológica para o desenvolvimento turístico da cidade. “Lançamos o perfil @visitetucano no Instagram com a finalidade de inserir Tucano nas ‘rotas turísticas digitais’, explorando a capilaridade e potência das redes sociais para despertar o interesse e atrair ainda mais visitantes”, afirmou Thiago. Os presentes também puderam conhecer o novo portal online turístico da cidade, que está em desenvolvimento, e deve entrar no ar ainda no mês de outubro.

Outra pauta importante foi o desenvolvimento de atividades e eventos culturais. O restabelecimento do calendário de eventos, como as edições da TUCS (Trilha Uni-Cultural do Sertão) e Jornada Cultural, bem como o planejamento dos grandes eventos da cidade, como a micareta e os festejos juninos, também foram discutidos.

FONTE SECOM TUCANO

Comentários