DANÇA DE TUCANO SE DESTACA NA SEMANA DA CULTURA DE COITÉ

A Dança, é hoje um grande forte cultural de Tucano, os grupos que se originou da professora Giltania, sempre deu bons frutos ao longo do tempo e o exemplo mais claro se deu na Semana a Cultura de Conceição do Coité de 2018, onde ma programação do concurso de dança, Tucano foi premiado em grupo e individualmente nesta segunda feira.
O edital de dança com apresentações culturais e festival de Dança na Semana da Cultura Territorial de Conceição do Coité foi marcada por muitas apresentações, os grupos inscritos deram um brilho ao evento que valorizou expressões como a dança.
A programação continua neste sábado com exposições,apresentações culturais, encontro de filarmônica e festivais de gastronomia e música autoral e Encontro de Carros Antigos. A abertura de Semana da Cultura Territorial de Conceição do Coité foi marcada por muita música e apresentações artísticas. O evento que abrange 20 cidades da Bahia, começou com uma caminhada cultural na manhã de sexta-feira (06).
Foto: Leonardo Valentim
A tradicional caminhada cultural percorrendo as principais ruas e avenidas da sede do município com apresentações de artistas, iniciou a programação.A passeata fez parada no centro da cidade com o objetivo de convidar a população para prestigiar o evento.
Saulo, Perpétua e Arany | Foto: Leonardo Valentim
A secretária de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana, participou da caminhada e parabenizou os organizadores por conseguir levar uma multidão ás ruas no período de copa. “Fico muito feliz em ver a juventude envolvida em uma manifestação cultural, preservando essa cultura de raiz. Conceição do Coité pulsa cultura e ter esse momento em que todas as manifestações se reúnem fortalece cada vez mais nossas raízes”, afirmou.
Multidão se reuniu, mas infelizmente a seleção não teve resultado favorável | Foto: Leonardo Valentim
A primeira atividade da tarde foi a transmissão do jogo do Brasil em um telão da estrutura da festa e no inicio da noite, Com uma estrutura moderna, ornamentação pensando na cultura raiz, aconteceu a apresentação da orquestra Santo Antônio, seguido do grupo de dança Tributo ao Corpo e em seguida ocorreu abertura oficial com a presença do prefeito Assis, vice Val, deputado Alex da Piatã, secretária de Educação e Cultura Perpétua Sampaio e demais secretarios do Governo Municipal, representantes do Governo do Estado e vereadores.
Foto: Leonardo Valentim
“Estamos no segundo ano enquanto executores da Semana da Cultura Territorial de Conceição do Coité e felizes e agradecidos pela parceria firmada com a prefeitura e o fundo de cultura do estado”, coordenador executivo do CPECC, Saulo Cardoso.
Foto: Leonardo Valentim
“Já virou tradição em Conceição do Coité, o sexto ano consecutivo”, disse o prefeito Francisco de Assis sobre a Semana da Cultura.
O gestor voltou a afirmar o compromisso do seu governo para com a cultura, com investimentos em toda modalidade, citando a Orquestra Santo Antônio que leva o nome de Coité mundialmente, tendo se apresentado em Portugal e nos Estados Unidos. Ele revelou que destina R$ 10 mil mensal para o Projeto.
Musicalidade
Foto: Leonardo Valentim
A principal atração da noite foi o cantor Del Feliz. “Já estava com saudade de participar do aniversário de Coité, ainda mais na Semana da Cultura. Chama a atenção da Bahia como se valoriza a cultura”, ressaltou o cantor.
Malvadinho do Forró, Raylan Sapalácio e Cris Mel também se apresentaram até o dia clarear. Os shows na primeira noite da semana foi resultado de uma parceria da Rádio Baiana FM com o Centro de Promoção da Educação, da Cultura e da Cidadania (CPECC) e a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte para comemorar os 85 anos de emancipação política de Coité.
Foto: Leonardo Valentim
A programação continua neste sábado com exposições,apresentações culturais, encontro de filarmônica e festivais de gastronomia e música autoral e Encontro de Carros Antigos.
A uma grande expectativa para apresentação do Musical Mamonas Assassinas – Cover da Banda que revolucionou a música com canções satíricas, mas teve a carreira interrompida nos anos 1990 quando o avião caiu em São Paulo, matando todos da banda.