Chuvas desmente prefeito de Araci e volta a ameaçar a barragem da Serra Branca.

Foto: Luiz Oliveira - Tribuna Araciense
O Tribuna Araciense, noticiou no dia 06 de Janeiro, o primeiro episódio da novela da Barragem da Serra Branca neste novo ano de 2016, já que as chuvas daqueles dias ameaçara romper com a importante barragem.
Com a forte chuva que caíram na última segunda-feira (4), a barragem da Serra Branca localizado a cerca de 12km de Araci, sangrou e com a forte correnteza destruiu a estrada, deixando contenção a ponto de se romper por completo.

A Barragem da Serra Branca, um dos maiores reservatórios do município de Araci corre o risco de se romper devido as fortes chuvas que caíram na última segunda-feira (4). A reportagem do site A Voz do Campo esteve in loco nesta quinta-feira (7) e acompanhou a vistoria realizada pela equipe da Prefeitura e da Defesa Civil do Governo do Estado. Durante a visita ambos definiram as possíveis medidas para tentar sanar o rompimento que acontece pela terceira vez, a última ocorreu no ano de 2008. O trabalho para montar a estrutura devida e sanar o problema foi iniciado na manhã desta sexta-feira (8) pela Prefeitura.


        
12439013_707791772654397_8689965248722434140_n
Na manhã desta segunda-feira (11), o prefeito de Araci Silva Neto (PDT), anunciou através do seu facebook que a barragem de Serra Branca, na zona rural da cidade, está “salva”. Recentemente, com as fortes chuvas que atingiram a região, a barragem estava sob risco de rompimento total (relembre aqui). A reportagem visitou o local e constatou as medidas tomadas pela Defesa Civil do Estado e pela Prefeitura para tentar sanar o problema de risco (veja aqui). Segundo Silva Neto, além da ajuda da Defesa Civil, a empresa mineradora Yamana GOLD também deu seu apoio junto com praticamente todas as secretarias do município. Ainda segundo o gestor, foram usadas mais de 100 caçambas de material de contenção colocadas rente ao muro da barragem. Cerca de 10 caçambas, 2 pás carregadeiras, 1 retroescavadeira e 1 patrol estavam executando o serviço. “A barragem de Serra Branca continua firme e forte, e graças a Deus, está cheia! Parabéns e muito obrigado a todos que ainda trabalham, oraram e ajudaram de alguma forma para salvar esse patrimônio do município de Araci”, escreveu o prefeito.
SALVAMOS A BARRAGEM DE SERRA BRANCA!
A Barragem da comunidade de Serra Branca esteve prestes a romper totalmente, devido às fortes chuvas que atingiram a região. Além das chuvas, outras barragens e córregos próximos transbordaram, fazendo com que o nível de água da Serra Branca subisse muito rápido, provocando um "forte sangramento", o qual destruiu a estrutura de barramento.
Desde então, direcionamos todos os esforços de praticamente todas as secretarias do GOVERNO CIDADE DE TODOS para resolver este grande desafio. 
A BARRAGEM DE SERRA BRANCA continua firme e forte, e graças a Deus, está cheia!
Parabéns e muito obrigado a todos que ainda trabalham, oraram e ajudaram de alguma forma para salvar esse patrimônio do município de Araci.
Deus abençoe a todos!
 
                Más hoje, 19 de janeiro de 2016, parece que a natureza fala mais alto do que qualquer perspectiva do governante e desmente a fala do prefeito, pois a realidade nos traz uma dura certeza, as obras feitas na barragem são paliativas e não resolvem o problemas, pois mais uma vez a agua cortou a estrada não e não permitindo passagem de pedestres nem de veículos, assim como voltou a ameaçar a integridade estruturante da barragem que poderá se romper se o problema continua sem soluço, o povo questiona sobre a feitura desta obra paliativa feita há pouco dias e prevê que a falta de competência de solução do problema poderá causar de vez o inevitável, a perca da barragem, já que se chuvas maiores acontecerem as águas poderão levar abaixo a BARRAGEM DA SERRA BRANCA EM ARACI.


Luiz Oliveira - Tribuna Araciense

Comentários