Começa nesta quarta-feira (10) o tempo Quaresmal da Igreja Católica


Nesta quarta-feira (10), a Quarta-feira de Cinzas, inicia-se a Quaresma, uma época de reflexão para os cristãos, logo após o fim do Carnaval.



Neste dia os fiéis são abençoados com cinzas durante uma missa especial que remete à purificação e à autoavaliação. Em Araci, a celebração da Santa Missa aconteceu na igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição do Raso, no período da manhã.

Padre Robson Batista
De acordo com o Padre Robson, Vigário da Paróquia de Araci,  em entrevista ao site Tribuna Araciense, hoje é um momento sublime para a Igreja no mundo inteiro, ao celebrar a Quarta-Feira de Cinzas, pois é o início do período da Quaresma, que se estende até Quinta-feira Santa (Ceia do Senhor).
Um tempo de Penitência, Oração, Jejum, Esmola e Obras de Caridade, são atos de Piedade que nos levam a Conversão, a ser um Cristão Diferente, sobretudo, assumir o nosso compromisso de Igreja, elevar a esperança e alegria de ser Cristão diante da Igreja.


O fiel que receber as cinzas durante a missa deve lembrar do ensinamento de “que és pó e ao pó voltarás”.  É importante lembrar da fragilidade humana e da necessidade da mudança de vida, através de Jesus”, conta o Padre.
O Padre marca a testa de cada Cristão com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.



Robson Batista, Padre da Paróquia de Araci, explica a simbologia da época, confira o Vídeo:


A Quaresma representa os 40 dias (sem contar os domingos) antes da páscoa. 
O número 40 é bem significativo dentro da fé católica. Moisés ficou no Sinai por 40 dias e 40 noites. O povo de Deus peregrinou por 40 anos no deserto em busca da Terra Prometida. Jesus ficou em jejum no deserto por 40 dias e 40 noites”.

























Mário Karvalho - Tribuna Araciense

Comentários