Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Uma galeria de arte no Bairro Cidade Nova


     Na rua Carlos Magalhães, bairro Cidade Nova, os carros transitam apertados, apertando, apitando buzinas que, combinadas com o calor do asfalto e o odor dos escapamentos, criam a experiência sensorial típica das grandes cidades. Paro em frente ao Mercado Deus é Grande (nome que cairia bem a uma loja de venda de indulgências, na Idade Média) e tenho a atenção tomada por uma fachada escrita: “Galeria de Arte Barroco“.

     Embora estivesse com a porta aberta, não havia atendente na Galeria, a não ser um cachorro, que latia de longe, ao perceber minha presença, e um gato que pulava entre os objetos, como se não tivesse acostumado a ver estranhos ali.
    Após algumas palmas e o “ô de casa”, uma voz diz que já vem. É seu Gildásio, proprietário, “curador” e artista da empoeirada Galeria – que também pode ser classificada como brechó e antiquário. Feirense, com 65 anos de idade, ele já chega explicando do que se trata o ambiente: “É muita bagulhada, como diz na gíria. Mas tem umas coisinha, não só minhas como de amigos meus”.
   Segundo ele, a galeria existe há 8 anos. “Trabalho com pintura, madeira e coisas antigas. O que você riscar no papel eu faço na madeira. Só preciso de um pequeno sinal, porque tem gente que pede e não volta pra buscar. Tinha muita coisa aqui, mas vendi tudo. O cara, pra comer, tem que fazer qualquer coisa”. Seu Gildásio chegou a morar em Salvador, trabalhando alguns anos no Pelourinho, vendendo seus artigos a turistas.
Com seis filhos, ele mora numa casa modesta ao lado da Galeria, e diz que nunca trabalhou com outra coisa. Hoje, além do que recebe com o que vende, é aposentado. “Com esse dinheirinho tomo minhas cachaça e faço umas viagens de vez em quando”.
Saio da Galeria deixando seu Gildásio enrolando o fumo do cigarro, agradecido pela visita e interesse em sua história. Eu também agradeço, pelo contato com uma representação viva do povo que habita Feira de Santana, em permanente movimentação entre outros lugares e culturas, se arranjando criativamente para ganhar o pão – ou a cachacinha.




Comentários