Prestes a estrear como Jesus no cinema, ator Rodrigo Santoro fala sobre a volta às novelas e seu casamento

Prestes a estrear como Jesus no cinema, ator Rodrigo Santoro fala sobre a volta às novelas e seu casamento
Desde que 'Velho Chico' estreou, na semana passada, uma cena não sai do imaginário do telespectador: a forte sequência de sexo entre os personagens de Carol Castro e Rodrigo Santoro, clímax do primeiro capítulo da nova novela das 21h.
"Fiquei emocionado ao assistir com elenco e equipe. Sou exigente comigo mesmo", diz o ator, intérprete de Afrânio na primeira fase da trama.

De volta aos folhetins após 13 anos — sua última aparição foi em Mulheres Apaixonadas —, Santoro conta que não teve pudores ao filmar a cena quente. "Quando existe um contexto, me despir fisicamente não é uma questão", diz ele, feliz com o retorno à TV, depois de participar de produções cinematográficas hollywoodianas. "Andava me sentindo muito afastado do grande público. Antes de começar a gravar, mergulhei no Rio São Francisco e fiquei uma meia hora boiando, pedindo bênçãos e a força daquelas águas. Aprendi muito com elas”.
Rodrigo parte esta semana de volta a Los Angeles, onde volta a gravar a nova série da HBO, Westworld. Em breve, ele estará no cinema na nova adaptação do clássico Ben-Hur, em que interpreta ninguém menos do que Jesus. “Esse filme mudou tudo na minha vida”.
Como foi voltar a fazer novela?
Minha cabeça está rodando até agora. O tratamento que vai ao ar é artesanal, de cinema, mas eu confesso que não me lembrava do ritmo alucinante da novela, foram muitas cenas gravadas todos os dias. Tive a metade do tempo que os outros atores tiveram para me preparar, mas, mesmo assim, deu para fazer duas semanas e meia de galpão, que é como o diretor Luiz Fernando Carvalho chama o laboratório que ele faz com a equipe e o elenco. O resultado é esse que a gente está vendo no ar: lúdico, poético. Fiquei emocionado ao assistir ao primeiro capítulo com os meus colegas. Andava me sentindo muito afastado do grande público, então foi uma oportunidade que não poderia perder de aproveitar o hiato nas gravações da série que estou filmando na HBO, Westworld, para vir ao Brasil e trabalhar de novo com TV.
Fez alguma preparação especial para entrar no personagem?
Antes de começar a gravar, mergulhei no Rio São Francisco e fiquei uma meia hora boiando, pedindo bênçãos e a força daquelas águas. Aprendi muito com elas.
Acompanhou a repercussão da cena de sexo do primeiro capítulo?
Ouvi dizer que falaram muito, né? (risos). Mas a cena foi mais profunda do que o sexo em si,  fez parte do relacionamento dos personagens, naquele contexto de liberdade do movimento tropicalista. Não vi exacerbação da cena. Eu e a Carol (Castro) conseguimos construir uma relação sólida para contar essa história de personagens tão apaixonados, mas diferentes. Ela é uma atriz magnífica. Quando existe um contexto, me despir fisicamente não é uma questão.
Por que você ainda não tem contas nas redes sociais?
Uso a Internet basicamente para me corresponder por questões de trabalho e fazer pesquisas. Ainda não me aventurei nas redes sociais, mas estou começando a tentar entender esse universo. Não sabia nem como se mexia no Instagram, então estou aprendendo com os meus amigos, e acho que vou encontrar uma forma de fazer isso de uma maneira bacana, sem cair no vício. Sou aquele cara que pede para as pessoas guardarem o celular à mesa porque ainda acredito na importância do olho no olho.
Você está prestes a estrear no cinema interpretando Jesus, no remake do clássico Ben-Hur. Como foi viver Cristo?
É muito difícil colocar em palavras o que eu senti. Cultivei um lugar em que nunca tinha tocado até então na minha vida. Filmei há exatamente um ano, justamente durante a Semana Santa, na cidade de Madera, na Puglia, na Itália, no mesmo lugar em que foi filmada a Paixão de Cristo. A cruz de madeira ainda está lá. Procurei mostrar o humano de Jesus, porque o filme conta como é difícil para as pessoas aplicarem os ensinamentos dEle no cotidiano. É um processo doloroso, mas possível, porque tudo o que Ele pregava era o amor ao próximo. E é exatamente disso que o mundo mais precisa.

É verdade que você se casou com a sua  namorada, a atriz Mel Fronckowiak?
Preferimos não dar nome para a nossa relação, que é muito bacana. Ela é uma mulher maravilhosa e a gente tenta lidar com a distância, por causa do nosso trabalho, da melhor forma possível. Estamos juntos e muito felizes. 

Comentários