Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Sistema ASCOOB apresenta Chamada Pública de ATER em Araci



O município de Araci sediou nessa segunda feira - 28 de Março, a apresentação da Chamada Pública de ATER - (Assistência Técnica e Extensão Rural) número 01/2015 SDR/BAHIATER.


A reunião foi realizada na Associação dos Agricultores Familiares do Município de Araci - APAEB e contou com a presença de várias representações a exemplo de Jardel Herbert Lisboa/Coordenador de Ater da Ascoob Associação, Edneide/Sintraf,  Cláudio/Ascoob Serrinha, Eduardo/Apaeb, Hiran/Sindicato, Francisco e Marcelo/Moc, Zenini/Ascoob e demais representantes da sociedade Cívil, além dos técnicos Vagna Costa e Joedson Carvalho que atuarão em comunidades do município de Araci. A reunião foi articulada pelo sistema ASCOOB, responsável pela gestão da Chamada Pública de ATER em alguns municípios do território.




Serão atendidas no período de três anos 720 (setecentos e vinte) unidades familiares do território do sisal nas cidades de: Araci, Barrocas, Quijingue, Santa Luz e Serrinha. Paralelo às orientações técnicas, a proposta será incentivar os produtores a acessar as políticas públicas do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos da CONAB, PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, Garantia Safra, PRONAF e outros. Será realizado também durante a chamada o CEFIR – Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais com foco na regularização fundiária de cada propriedade.




A chamada conta com nove técnicos, um coordenador, um assessor pedagógico e uma técnica de campo que atuarão nas cinco cidades do território.


Desde 2015, com a criação da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o governo além de ofertar serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER), assumiu o papel de coordenador e financiador desses serviços. Dessa forma, este ano, cerca de 200 mil famílias de agricultores familiares receberão assistência técnica sistemática e com qualidade no estado.

“O desafio é ampliar e qualificar a oferta dos serviços com qualidade, versatilidade e inovação tecnológica, além de assegurar o acesso dos agricultores familiares a outras políticas complementares, a exemplo do crédito, compras públicas, sementes, seguro safra e agroindústrias”, ressalta Ivan Fontes, superintendente da BAHIATER.









Fotos: Joedson Carvalho








Comentários