Debates, capoeira e samba marcam 'Na Batida do Gunga'

ABCA

Debates, capoeira e samba marcam 'Na Batida do Gunga'

​Entre os dias 1 e 5 de abril, a Associação Brasileira de Capoeira Angola (ABCA) organiza mesas redondas, seminários, rodas de capoeira e de conversa, grupos de vivências e samba de roda como parte da programação das atividades do Na Batida do Gunga: Reconhecimento e Valorização dos Antigos Mestres. O projeto tem apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia através do edital Agitação Cultural.

O evento tem como objetivo o de celebrar a memória do Mestre Pastinha, consagrar a velha guarda da capoeira angola e discutir políticas públicas de valorização e reconhecimento dos antigos mestres.

Destaques para a mesa de abertura "Apoio aos antigos mestres: como avançar", na sexta (01), a partir das 17h00, com participação de representantes do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), entre outros representantes do poder público, do meio acadêmico e da ABCA; e para a roda de conversa Vivências com Mestre Pastinha, com os mestres Vermelho da Moenda, Fernando, Ângelo Romano, Genaldo Lemos Couto e Bola Sete, no dia 5 de abril, às 18h.

Com entrada gratuita, o evento acontece na sede da ABCA, localizada na Rua Maciel de Baixo, 38, Pelourinho. Confira a programação completa:

Sexta (01/04)

17h: Abertura do evento com mesa redonda
Tema: Apoio aos antigos mestres: como avançar? (Estatuto da Igualdade Racial e a Lei dos Mestres na Bahia)
19h: Roda de Capoeira Angola
20h30: Samba de Roda
21h: Mesa de frutas

Sábado (02/04)
17h: Seminário Salve a Capoeira Angola (IPHAN)


Domingo (03/04)
10h: Vivência com a professora Contramestra Lene
12h: Feijoada

Segunda-feira (04/04)
19h: Vivência com a professora Nani de João Pequeno

Terça-feira (05/04)
18h: Roda de Conversa com os mestres Vermelho da Moenda, Fernando, Ângelo Romano, Genaldo Lemos Couto e Bola Sete: “Vivências com Mestre Pastinha”
19h: Roda de Capoeira Angola em comemoração ao aniversário do Mestre Pastinha
20h30: Samba de Roda
21h: Coquetel de aniversário

Comentários