Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Tocha olímpica que vai passar em Riachão é acesa em cerimônia na Grécia

Tocha olímpica que vai passar em Riachão é acesa em cerimônia na Grécia

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
imageA tocha quando era acesa durante uma cerimônia na Grécia
A chama da Olimpíada do Rio de Janeiro foi acesa oficialmente na manhã desta quinta-feira (21), em cerimônia realizada na cidade grega de Olímpia, que foi o berço dos Jogos da Antiguidade e fica a aproximadamente 300 quilômetros de Atenas. O primeiro brasileiro a carregar a tocha olímpica foi o ex-jogador de vôlei e bicampeão olímpico Giovane Gávio.

A cerimônia marcou o começo de uma viagem de 15 de semanas do sul da Grécia até o Maracanã, que será o palco da cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio, em 5 de agosto. A tocha ainda passará pela Suíça antes de chegar ao Brasil, em 3 maio, quando terá início uma maratona de desfiles por 329 cidades do país, entre elas Riachão do Jacuipe.
Membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Organizador da Olimpíada acompanharam a cerimônia na Antiga Olímpia, onde se celebrou o evento esportivo mais destacado da antiguidade durante cerca de mil anos.
A chama foi acesa pela atriz grega Katerina Lehou, no papel de sacerdotisa, numa cerimônia em que os atores utilizavam os trajes típicos do período dos Jogos da Antiguidade e em que foram hasteadas as bandeiras do Brasil, da Grécia e da Olimpíada. Além disso, várias autoridades discursaram.
O primeiro atleta a carregá-la foi o grego Eleftherios Petrounias, campeão mundial de ginástica artística nas argolas e um dos principais rivais de Arthur Zanetti, que recebeu a chama de Lehou. Posteriormente, ela foi repassada a Giovane Gávio, campeão olímpico em Barcelona-1992 e Atenas-2004.
Os organizadores da Olimpíada e o Comitê Olímpico Internacional (COI) expressaram confiança de que o Brasil poderá superar os problemas políticos e realizar uma Olimpíada, a primeira na América do Sul, com êxito. "Esses Jogos serão uma mensagem de esperança em momentos difíceis", declarou o presidente do COI, o alemão Thomas Bach. O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Organizador da Olimpíada, Carlos Arthur Nuzman, fez um discurso semelhante e prometeu que o evento "unirá o país".
Passagem por Riachão
Quando chegar ao Brasil, a Tocha Olímpica passará por uma maratona de desfiles em 329 cidades. Na Bahia, ela passará também por diversas cidades, entre elas estão Salvador, Feira de Santana, Riachão do Jacuipe, Capim Grosso e Juazeiro.
A passagem da Tocha por Riachão do Jacuipe será no dia 25 de maio. A cidade já se prepara para o evento, que é aguardado com muita expectativa. No último domingo, durante um ato de inauguração no povoado de Sítio Novo, a prefeita Tânia Matos atribuiu a escolha de Riachão devido aos investimentos que estão sendo feitos na cidade.
“Não é à toa que no dia 25 de maio nós iremos receber a passagem da Tocha Olímpica em nossa cidade. Isso é fruto de trabalho, e só vai acontecer por causa dos investimentos que vem sendo feitos”, disse a prefeita durante o seu discurso.
Da redação com informações de agências de noticias

Comentários