Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Conheça um novo esporte que está se popularizando na Região, a Vaquejada de Pneu.


A disputa desta novo modalidade acontece em duas categorias, Amador e Profissional, não há limite de idade, até as crianças participam, um dos destaques na região é o garoto Artur Torres de apenas 7 anos.

Estamos falando da Vaquejada de Pneu, um esporte inspirado na Tradicional Vaquejada, porém sem a participação dos cavalos e dos bois, neste caso os pneus é que precisam cair na faixa de cal.
Garoto Artur Torres de apenas 7 anos corre ao lado do pai
O primeiro evento da modalidade realizado em Barrocas aconteceu na Fazenda Candeia, região de Nova Brasília, o 1º Bolão de Vaquejada de Pneu foi organizado pelos vaqueiros Cebola e Caio que também correm a Vaquejada Tradicional, foi justamente participando de uma em Serrinha que eles conheceram a o novo esporte. O público compareceu e vibrava a cada ‘valeu o boi’.
Dupla barroquense, Adrian e Caio
“Estávamos correndo na vaquejada em Serrinha aí vimos a competição de pneu lá aí decidimos trazer para cá” contou Cebola.

Na prova, são utilizados pneus de Caminhonete D20 para os amadores, já para os profissionais, os bois, ou melhor, os pneus são maiores, estes precisam por na faixa pneus de retroescavadeira. Nas primeiras corridas são utilizados pneus dianteiros, nas finais os traseiros que são bem maiores e mais pesados. Como na tradicional, a vaquejada de pneu é disputada em duplas, o esteira que embala o pneu e o puxador, que tem o dever de puxar a corda para em seguida escutar o “valeu boi”.

O evento começou por volta das 10 horas deste domingo (22) e contou com competidores da cidade de Serrinha e Barrocas, desta vez, por serem mais experientes os competidores serrinhenses levaram a melhor, venceram tanto na categoria Amador como na Profissional, levando os troféus e a premiação em dinheiro.

A vaquejada de pneu já tem até campeonato, o pequeno Artur lidera uma deles. 
Artur de 7 anos correndo ao lado do pai