Paróquia de Araci celebra Corpus Christi com tapete, missa e procissão


Nesta quinta-feira (26) toda a igreja católica comemora a festa de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. O evento baseado em tradições católicas é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma “Festa de Guarda”, isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.



A procissão pelas vias públicas, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.

Em Araci não é diferente e os Católicos festejam o corpo de cristo com muita fé e muita oração na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, nas ruas da praça que circulam a Matriz, foi preparada os famosos tapetes coloridos por onde seguiu a procissão, os tapetes são feitos com materiais simples como a serragem, sal, flores e tinturas.

A celebração iniciou-se pela manhã as 09:00hs com o Pároco Pe. Théofanes Fechine e o vigário Robson Batista com a Santa Missa, a Igreja ficou completamente lotada pelos fiéis que participaram da celebração com cantos e orações. Em sua Homilia o Padre Théo falou da importância do Sacramento da Eucaristia e o significado deste dia para o Católicos.



Logo em seguida ouve a procissão em comemoração a festa de Corpus Christi, a celebração foi finalizada com a benção do Santíssimo sacramento dentro da igreja.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.


"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).