PJ diocesana festeja 10 anos com Juventude Fest




Mais uma edição do maior encontro jovem da região aconteceu no sábado dia 21, no Clube de Campo Selão em Barrocas, centenas de Jovens das diversas cidades da região como Araci, Biritinga, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Gavião, Ichú, Retirolândia, Serrinha, Teofilândia, Tucano se deslocaram para a cidade de Barrocas para participarem da maior festa realizada pela PJ depois do DNJ, o Juventude Fest. 


PJ de Araci
Um momento consagrado anualmente de encontro e celebração entre os pejoteiros – denominação para os jovens que fazem parte dos grupos da Pastoral da Juventude. Mas este ano eles tiveram um motivo ainda maior de comemoração: 10 anos da pastoral na Diocese de Serrinha.

Além da expressividade inerente aos encontros pejoteiros e de todas as características que definem a sua identidade, alguns momentos no Juventude Fest, animados pelas Bandas Axê, Manto Azul e Sambarrocas, foram reservados para expressarem o júbilo pelo décimo aniversário. De forma especial, foi reservado um momento de oração de agradecimento e súplica pela caminhada da juventude:
Pai, aqui estamos, Jovens da Diocese de Serrinha e das nossas Comunidade, de coração e braços abertos. Jovens discípulos missionários, para partilhar e mostrar o rosto jovem da Igreja.
(…) 
Guiados pelo Teu Espirito Santo, queremos celebrar com alegria e esperança, para que a juventude da nossa Diocese viva e testemunhe a Civilização do amor. (…)
Em conversa com Verônica, uma das coordenadoras diocesanas, ela expressou a alegria de memorizar a caminhada dos 10 anos:
“Dez anos de história da PJ, ao pensar nisso, percebo o quanto é importante estarmos trilhando esse caminho, mesmo na dificuldade, mesmo sem alguns recursos. Porque não chegamos até aqui sozinhos, antes de nós outros também suaram, doaram suas vidas por esse projeto. É gratificante saber que comemoramos 10 anos de caminhada, de luta, de perseverança”.
Quanto ao espaço do Juventude Fest ela disse que é maravilhoso proporcionar o encontro e reencontro dos jovens veteranos com os iniciantes e que o evento foi construído com muitas mãos para “a nossa geração celebrar as nossas vidas e a vida de todos que deixaram sua marca nesses 10 anos da PJ na Diocese de Serrinha”. E ainda continua dizendo que “como tudo na PJ, foi feito com cuidado, carinho e solidariedade. Colocamos nossa fé e dedicação nos nossos projetos que começam desde quando cada jovem se dispõe a sair de sua casa, do seu conforto para, de mochila nas costas, se encontrar com outros jovens e dividir além do espaço, a suas dúvidas, esperanças, ações e momentos.
Ao ser perguntada, ela ainda destacou as principais conquistas e ações realizadas pela Pastoral da Juventude neste decênio:
– Realização das Assembleias diocesanas;
– Construção de um calendário;
– Realização de formações;
– Encontros com os coordenadores paroquiais;
– Retiros espirituais;
– Juventude Fest;
– Realização do DNJ;
– Realização de missões e marchas paroquiais.
É inegável os frutos que a Pastoral da Juventude tem trazido para a Igreja através da construção e manutenção permanente um caminho que leva esperança e sentido à vida dos jovens. É inegável também, por exemplo, as diversas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias despertadas dentro dos grupos de jovens pejoteiros. Sem falar na manutenção dos vínculos saudáveis de amizades, do afastamento das drogas e da violência.


Bruna Renata Santana, 17 anos, e secretária do grupo de jovem da cidade de Quijingue, expressou o que a PJ significa em sua vida:
Bruna - PJ Quijingue


E continuou falando sobre o Juventude Fest de 2016 : “O Juventude Fest foi espetacular! Todos já estavam energizados com a primeira banda que se apresentou, e quando Manto Azul começou a tocar, ninguém ficou parado, todo mundo estava a mil com a típica energia pjoteira! Eu acho que os 10 anos da PJ na nossa diocese não poderia ter sido melhor comemorado”.
O Pe. Evandro, pároco de Barrocas e vigário diocesano, esteve no evento recepcionando os jovens e dando a sua benção. Toda ação precisa de um ritual de agradecimento, celebração e renovação. A Igreja Católica assim propõe e a PJ tem construído e sabido valorizar este quesito em sua peregrinação e com a experiência adquirida nestes 10 anos certamente saberá utilizá-la para fazer muito mais nos próximos 10 anos que vem pela frente.




































O Juventude Fest, surpreendeu positivamente, pela organização, paz e animação do público. Observamos que além dos jovens, crianças e famílias inteiras foram ao Clube Selão participar do evento.

Fica o exemplo, o bom exemplo!



10 anos da Pastoral da Juventude na Diocese de Serrinha.

Você não sabe o quanto eu caminhei
Pra chegar até aqui
Percorri milhas e milhas antes de dormir
Eu nem cochilei
Os mais belos montes escalei
Nas noites escuras de frio chorei, ei, ei, ei
Ei, ei, ei, ei, ei, ei, ei


A vida ensina e o tempo traz o tom
Pra nascer uma canção
Com a fé do dia a dia encontro a solução
Encontro a solução