Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Homem natural de Capela do Alto Alegre diz que é "primo de Raul Seixas" e que trabalha na Rádio Jacuipe


RAUL SEIXAS





Raimundo de Souza Oliveira, de 50 anos

Raimundo de Souza Oliveira, de 50 anos, morador do município de Capela do Alto Alegre, se auto intitula primo do cantor Raul Seixas, roqueiro baiano morto em 1989. Fã do “primo”, ele já morou no Rio de Janeiro e diz para os mais íntimos ter se encontrado com Raul por lá.


Segundo pessoas mais chegadas, ele afirma que conheceu Raul Seixas quando esteve no Rio de Janeiro na década de 1980. “Quando ele me viu, foi logo falando: ‘e aí meu considerado’. Aí foi legal, batemos aquele papo”, conta Raimundo, com a maior naturalidade do mundo.


Além de afirmar ser “primo de Raul Seixas”, Raimundo também diz para todos que lhe conhecem que trabalha na Radio Jacuipe e até fica irritado quando duvidam de suas afirmações. “Eu trabalho é na rádia, rapaz! Eu tô é na Jacuípe”, diz, em tom de irritação.


A verdadeira história


Raimundo de Souza Oliveira nasceu em Capela do Alto Alegre, mas no ano de 1986 foi trabalhar no Rio de Janeiro. Nessa época, Raul já vivia sérios problemas com o alcoolismo e morava mais em São Paulo. Raimundo foi trabalhar na construção civil e confirmou para a nossa reportagem que tudo não passa de uma brincadeira.


“Eu sou fá de Raul, gosto muito de suas músicas, mas é só brincadeira. Eu morei no Rio de Janeiro, mas não encontrei com ele por lá, apesar de ouvir muita gente ouvindo suas músicas também”, explica.


Casado e pai de três filhos, Raimundo mora na região de Capelinha, zona rural do município de Capela do Alto Alegre. Alegre e com veia artística, ele diz que sua família apoia o seu jeito de ser. “Minha mulher e meus filhos gostam de mim e me apoiam por essas coisas. É que a vida é só problema e a gente precisa fazer alguma coisa diferente para se distrair”, diz.


“Mas eu gosto de cultura. Também escrevo música e toco. Já cantei aqui na Rádio Jacuipe e faço parte de um grupinho lá na minha região”, conta. Raimundo carrega um vialejo – instrumento quase fora de circulação - com ele e nas horas vagas toca para alegrar o ambiente.


Personagem


Por ter se tornado uma figura engraçada, o ‘primo de Raul Seixas’ virou personagem do Programa Viola, Sertão & Cidade, que é apresentado todos os domingos na Rádio Jacuipe pelo jornalista Evandro Matos. A sua chegada ao programa foi pelas mãos de Alan Rodrigues, que, sabendo da filosofia do programa, enviou um áudio para teste.


Evandro de pronto aprovou o artista e o batizou como “O primo de Raul Seixas”, que passou a fazer parte do programa ao lado de outros personagens como “Tiago Preto”, “O Homem das Caatingas de Gavião” e “O Homem das Quebradas de Ipirá”.