Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

7 coisas que todo nordestino gostaria que o resto do Brasil soubesse



Ouve-se falar sobre a Região Nordeste, mas muita gente ainda fica em dúvida sobre quais estados brasileiros realmente pertencem a essa região, que é composta por nove, sendo eles: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Suas capitais são respectivamente: São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador.
E, não raro, vemos nordestinos por todo os cantos do país. Infelizmente, o mais comum é ver comentários preconceituosos sobre as pessoas e a região. Sendo que estes não procedem, são apenas pré-conceitos, definidos à partir da falta de conhecimento e interesse.
1. Somos o povo mais feliz do país
Nordestni-feliz
De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a região nordeste teve nota média de 7,38 de desempenho em uma avaliação realizada com todo o país. E ainda afirma que, se o Nordeste fosse um país, estaria na 9ª posição mundial, como o mais feliz do mundo.
2. Temos alguns dos maiores intelectuais
02-16-600x331
Alguns dos maiores intelectuais brasileiros são de origem nordestina, entre eles estão os bahianos: Ruy Barbosa; Anísio Teixeira, educador de história do Brasil;  o geógrafo Milton Santos; o poeta Castro Álves; Glauber Rocha, cineasta; além de vários escritores como Jorge Amado, José Lins do Rego, José de Alencar, Graciliano Ramos, entre tantos outros.
3. Nossas praias são as mais belas
03-17-600x418
A  Região Nordeste abriga a maior gama de belezas naturais do país, e é destino certo para os turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros.
4. Temos orgulho de nosso sotaque

O “sotaque cantando” é extremamente charmoso e encanta quem tem o prazer de escutá-lo. Por mais que ainda existam pessoas preconceituosas que afirmam que esse sotaque é “feio”, trata-se de uma questão de gosto, respeito e opinião. Afinal, nem todo mundo gosta do sotaque “carioca da gema” nem do “mano” paulista, por exemplo.
5. Nosso folclore é uma mistura gostosa
05-14-600x399
A cultura nordestina é uma das mais variantes do país. Quando falamos sobre literatura, música, teatro, dança, artes plásticas. E por falar nessa última, você sabia que o pintor Romero Britto é nordestino? Pois é, além dele temos nomes influentes nas outras áreas, principalmente na literatura, como foi citado no item 2.
6. As nossas comidas você só encontra na região
06-21-600x399
Quem nunca experimentou uma tapioca, fosse de sal ou doce, um acarajé “arretado” ou uma moqueca de camarão, não sabe o que é comida nordestina. Além de tantos outros pratos, esses são, provavelmente, os que mais chamam a atenção. Outro exemplo é o açaí, que você nunca vai encontrar igual, em qualquer lugar do mundo!
7. A arquitetura é magnífica
07-18-600x394
Quando o Brasil se tornou uma república, sua primeira capital foi Salvador, hoje capita da Bahia. Com isso é muito fácil observar as belezas arquitetônicas coloniais. Uma prova da importância dessa arquitetura foi o tombamento como patrimônio mundial os centros históricos de São Luís, no Maranhão e de Olinda, em Pernambuco.
Pois bem pessoal, esses são apenas alguns exemplos do que, provavelmente, os nordestinos gostariam que o resto do Brasil soubesse. Lembrando que não se tratam de verdades únicas, a lista acima apenas expressa uma das possibilidades de visão de mundo, no caso, nordestina. Por isso, caso tenha sugestões, dúvidas e correções, não se esqueça de comentar com a gente!