20 mil animais foram resgatados durante operação em Cansanção, Nordestina e mais 12 municípios



Foto Reprodução

Equipes da Polícia Militar que atuam no policiamento ambiental, representadas pela Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) e Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), resgataram cerca de 20 mil animais em uma operação conjunta realizada entre os dias 11 e 21.


O objetivo da ação foi combater crimes ambientais (extrativismo mineral e vegetal irregular e comércio ilegal de animais), por meio de fiscalização em parceria com o Ministério Público da Bahia e a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que juntos fizeram o planejamento estratégico. Participaram também da ação o Ibama, DNPM, Crea, DRT, Sema, Funasa, Adab e Inema.


As ações foram realizadas na Bacia do Rio Itapicuru e Vaza Barris, além dos municípios baianos de Euclides da Cunha, Canudos, Tucano, Monte Santo, Andorinha, Sobradinho, Cansanção, Uauá, Cícero Dantas, Quijingue, Nordestina, Banzaê e Ribeira do Pombal.


Entre as espécimes resgatadas, a exemplo de pássaros (Brejau, azulões e cardeais), jabutis e outros animais, parte foi solta no habitat e a outra encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras), em Salvador. A FPI é composta pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), por meio das Polícias Militar e Civil, e diversos órgãos envolvidos com os cuidados com o meio ambiente.