ARACI PARTE X – O QUE É ISSO COMPANHEIRO? TRABALHO INFANTIL?

ARACI PARTE X – O QUE É ISSO COMPANHEIRO? TRABALHO INFANTIL?


         Não tem como não chamar a atenção a cena, Crianças, menores de idade, carregando areia com pás e carrinho de mão, de frente ao colégio Edvaldo Boaventura, para dentro da Escola.
Pra que? Por que? O que acontece? O que justifica tal ação?
O internauta Valter Lima, publica em sua rede social, face, fotos e sua indignação diante do que viu nesta semana, inicio de agosto de 2016, nesta cidade de Araci.
 Valter Lima adicionou 3 novas fotos.
"Aprendemos com o passado a não cometer os mesmos erros no futuro" Momentos registrados no Prédio escola do Tiracol na atual Gestão.

Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentesabaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país. O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituem crime, com pena de prisão ou multas altíssimas.
A exploração do trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos, e países emergentes, como no caso do Brasil, onde, nas regiões mais pobres, este trabalho é bastante comum. Na maioria das vezes, isto ocorre devido à necessidade de se ajudar financeiramente a família. Muitas destas famílias são de pessoas pobres que possuem muitos filhos.
A Convenção nº 138 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 1973, no artigo 2º, item 3,[1][2] fixa, como idade mínima recomendada para o trabalho em geral, a idade de 16 anos.
No caso dos países-membros considerados muito pobres,[3] a Convenção admite que seja fixada, inicialmente, uma idade mínima de 14 anos para o trabalho.
A mesma Convenção recomenda[4] uma idade mínima de 18 anos para os trabalhos que possam colocar, em risco, asaúde, a segurança ou a moralidade do menor, e sugere[5] uma idade mínima de 16 anos para o trabalho que não coloque em risco o jovem por qualquer destes motivos, desde que o jovem receba instrução adequada ou treino vocacional.
Trabalho infantil numa fábrica nosEstados Unidos em 1908
A Convenção admite, ainda, por exceção, o trabalho leve na faixa etária entre os 13 e os 15 anos,[6] desde que não prejudique a saúde ou desenvolvimento do jovem, a ida deste à escola ou a sua participação numa orientação vocacional ou programas de treino, devendo, a autoridade competente, especificar as atividades permitidas e o tempo máximo de trabalho diário.

A escola da Prefeitura Municipal de Araci, situado a Rua 7 de Setembro, Tiracolo, Araci – BA, CEP: 48760-000. Prefeito Silva Neto, Secretária Manoel, Diretora Escola e Professores, aguardamos resposta.  Autoridades, câmara de vereadores, ministério público, Conselho da criança e do adolescente e Conselho Tutelar de Araci tomem providencias.