Deputados aprovam criação do Dia Estadual da Cultura

A data será celebrada anualmente em 21 de junho e cria a Medalha de Mérito Legislativo Cultural. Cada deputado terá uma indicação, por sessão legislativa

FACEBOOK
Também foram aprovados dois projetos do Ministério Público Estadual
Também foram aprovados dois projetos do Ministério Público Estadual / Fabiana Silvestre/ALMS
Foi aprovado durante a ordem do dia da quarta-feira (5) o Projeto de Lei (PL) 28/2016, de Antonieta Amorim (PMDB), que institui o Dia Estadual da Cultura, a ser celebrado anualmente em 21 de junho, e cria a Medalha de Mérito Legislativo Cultural. Cada deputado terá uma indicação, por sessão legislativa, para agraciar com a honraria pessoas ou entidades que contribuíram para valorizar a cultura de Mato Grosso do Sul. A proposta foi aprovada em segunda discussão e segue para votação em redação final.
Em votação única, com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), foi aprovado o Projeto de Lei (PL) 175/16, de Paulo Corrêa (PR), que declara de Utilidade Pública Estadual a entidade Desafio Jovem Peniel, com sede no município de Bonito.
Dois projetos foram aprovados em primeira. O Projeto de Resolução (PR) 30/16, de Amarildo Cruz (PT), altera o Regimento Interno da Casa de Leis para ampliar o campo de atuação da Comissão Permanente de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas, incluindo as comunidades quilombolas no campo de atuação do grupo de trabalho. Já o Projeto de Lei Complementar (PLC) 20/16, do Poder Executivo, que revoga o artigo 2º da Lei Complementar 208/2015. A lei destina recursos do Fundo Especial para o Desenvolvimento das Atividades da Defensoria Pública (Funadep) para o custeio de despesas indenizatórias dos membros da defensoria, auxiliares e servidores.
Os deputados aprovaram dois projetos em segunda votação. O PL 170/16, do Ministério Público Estadual (MPE), altera o anexo VI da Lei 4134/2011 para criar três cargos de assessor de procurador. Já o PLC 18/2016, também do MPE, modifica a Lei Complementar Estadual 72/94 com o objetivo de “manter a simetria e paridade do regramento de férias com a carreira da Magistratura”. Prevê mudanças na data de apresentação do relatório anual de atividades e no regime de férias e plantões, para alinhar a legislação do Ministério Público ao regime jurídico atualizado para a Magistratura Estadual. Foram aprovados ainda 16 projetos de resolução que concedem títulos honoríficos.