Missão DNJ 2016 – Levando a misericórdia de Deus



Capa para matérias - missão

Missão DNJ 2016 – Levando a misericórdia de Deus


Desde que foi adotada pelo DNJ em Serrinha, a missão tem se constituído em um dos principais momentos do principal evento da juventude da Diocese de Serrinha. Tem sido uma experiência transformadora, tanto para quem assume a missão quanto para quem acolhe os jovens em suas casas. “Sejam missionários da misericórdia, onde forem, levem o amor e a esperança cristã”, expressou o Pe. Rodrigo, coordenador do Setor Juventude, durante a missa de acolhida e envio dos jovens, na noite de sexta-feira (28), no Centro Juvenil, em Serrinha.
Como de costume, os discípulos passam por momentos de formação sendo preparados para o diálogo com as famílias e outros jovens, promovendo momentos de oração, bênção da casa com água, partilha da Palavra, além de convidar a juventude serrinhense para o jubileu e a vigília no sábado a noite e para o dia festivo, no domingo. A irmã Talita, responsável pela organização dos trabalhos missionários, realizou a distribuição dos jovens para todas as comunidades da paróquia Bom Pastor. Do outro lado, os animadores já esperavam os peregrinos.
No sábado pela manhã, os grupos se reuniram nas capelas para a oração antes de começarem a visita. O jovem Wellington, de Araci, foi enviado para a comunidade de Oséias, e falou que não sabe explicar a riqueza da experiência: “a expectativa é que consigamos evangelizar, fazer as pessoas conhecerem a Jesus Cristo”. Já a animadora, Neide, expressou como está sendo acolher os missionários: “É uma experiência muita boa, muito importante, tanto para nós quanto para os jovens. Para nós é motivo de alegria acolhê-los”.



Capa para matérias -  DNJ

100 missionários participam da missa de abertura do DNJ


A missa ocorreu no Centro Juvenil Santo Alessandro na noite de sexta-feira (28), em Serrinha, abrindo o maior evento da Diocese de Serrinha. O Dia Nacional da Juventude reúne centenas de jovens de praticamente todas as paróquias para celebrar, rezar o dom da vida e da comunidade. Sob o tema “Juventude e nossa casa comum” e como lema “Vou criar novo céu e nova terra”, os jovens refletem sobre o tema da campanha da fraternidade, buscando despertar e assumir compromissos na dimensão da fé e do social, conjugando oração e ação. O tema é o mesmo da Campanha da Fraternidade que neste ano visa refletir sobre os hábitos da humanidade nocivos ao meio ambiente, à casa comum deixada por Deus à criatura.
Encenação e início da missa.
O DNJ deste ano está sob a coordenação do Setor Juventude, reunindo espiritualidades diversas. O desafio é acrescentar ao belo trabalho que a PJ vem realizando nos últimos anos, integrando grupos e movimentos. Após a abertura na sexta (28) ocorrerá a missão por todas as comunidades da paróquia da Catedral durante todo o dia do sábado (29). Às 18h acontecerá o Jubileu da Juventude, dentro da agenda do Ano da Misericórdia.
Os jovens caminharão do Centro Juvenil para a Catedral, participando de missa e da tradicional vigília do DNJ. E no domingo (30), milhares de jovens se encontrarão no ginásio de esportes na Urbis 1 para celebrar e festejar. Terá missa, shows, apresentações teatrais, adoração, confissões e o encerramento com o arrastão. Na agenda está as bandas GJave, Axêr, Sambarroka’s, Pe. João Eudes e Manto Azul (arrastão).
A MISSÃO
“Vocês aqui não são mais estrangeiros. Sejam bem vindos e levem às casas onde vocês passarão a misericórdia de Deus. Mas entendam que os frutos da missão vem de uma vida de oração e de intimidade com Jesus”, expressou o Pe. Rodrigo na homilia. E continuou dizendo: “Este não é qualquer DNJ, é o 10º, é o DNJ do ano da misericórdia. Sejam todos bem vindos à nossa casa”.
Bênção e envio dos jovens.
Antes de encerrar a missa, os jovens receberam uma bênção especial e foram enviados em missão. Os animadores das diversas comunidades acolheram os peregrinos em suas casas. Eles falaram como é viver este momento:
“A cada ano a gente vive um experiência que nos marca, espero que esta no não seja diferente”. (Carla Teofilândia)
“É uma sensação maravilhosa. No ano passado fiz a missão pela primeira vez em Tucano e esse ano quis repetir e espero que seja maravilhoso também. Quando acaba um DNJ a gente já fica na expectativa do próximo. Este momento é especial”.  (Maria Deane – Araci)
“Está sendo a minha primeira experiência como missionário e a expectativa é grande para saber como é”. (Wellington – Araci)
As jovens sendo acolhidas para a missão.
Acompanhe os registros das atividades do DNJ pelo facebook da Diocese de Serrinha. Estarão sendo feitas postagens com vídeos, fotos e matérias dos principais momentos. Além disso, no domingo será feita a transmissão ao vivo.