RIBEIRA DO POMBAL É PALCO DE MANIFESTAÇÕES A FAVOR DA VAQUEJADA

Na manhã de sábado, 29, cerca de 200 pessoas, entre elas vaqueiros, criadores, simpatizantes e diversos profissionais ligados à Vaquejada, se reuniram no Parque de Vaquejada Segismundo Macedo e seguiram em Cavalgada pelas ruas da cidade, para manifestarem o apoio ao esporte.
O evento faz parte de uma série de protestos que se espalharam pelo país após o Supremo Tribunal Federal proibir a prática no estado do Ceará. Diante desta decisão, outros juízes de diversas Comarcas passaram a se posicionar de forma contrária ao Esporte.
Embora a Comarca de Ribeira do Pombal não tenha se posicionado a respeito do caso, a manifestação teve uma finalidade de defesa ao esporte, não apenas no município em questão, mas também em outros, que têm essa prática como tradição. De acordo com os organizadores o objetivo é apoiar a legalização da Vaquejada, obedecendo às regras, bem como o bem-está dos animais (cavalos e bois). Promotores dos eventos, competidores, equipe de apoio, curraleiros, equipe veterinária, juiz, e demais profissionais envolvidos, deverão respeitar às regras impostas, caso contrário, serão penalizados.
Os responsáveis pelo evento de sábado em Ribeira do Pombal, foram: Aline Passos, Alisson Mota, Dr. Bruno (Veterinário), Hyago Cruz, Kenny Fonseca, Kelly Fonseca, Lucas Nobre, Micael Silva, Ramon Conceição, Rogério Costa, Taires e Comitiva As Patroas, e Dr. Victor.
Vaquejada
A vaquejada é uma atividade cultural do Nordeste brasileiro, na qual dois vaqueiros montados a cavalo têm de derrubar um boi, puxando-o pelo rabo, entre duas faixas de cal do parque de vaquejada.
Muito popular na segunda metade do século XX, passou a ser questionada a partir da década de 2010 por ativistas dos direitos dos animais em virtude dos possíveis "maus-tratos" aos bois.