Justiça põe em xeque veracidade de diploma de nível superior de Garotinho

Justiça põe em xeque veracidade de diploma de nível superior de Garotinho

Depois de ser preso, internado em um hospital e ter esperneado ao ser transferido para o presídio, o ex-governador Anthony Garotinho agora terá que provar a veracidade de seu diploma de nível superior, que o garante em uma ala em Bangu 8 mais confortável do que as outras.
Inconsistências em datas, documentos e carga horária de aulas põem em dúvida o grau de escolaridade de Garotinho, que diz ser formado em Teologia. O grau de instrução poderá interferir na decisão sobre a destinação de Garotinho dentro do sistema carcerário. Detentos com curso superior que aguardam julgamento ficam em Bangu 8, mais confortável que outros presídios do sistema.

Na madrugada deste sábado, o ex-governador foi transferido do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, para um hospital particular na Zona Norte do Rio. A transferência foi determinada na sexta-feira pela ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Depois que ele for submetido a acompanhamento médico e realizar os exames necessários, poderá ficar em prisão domiciliar. A decisão da ministra será analisada pelo plenário do TSE na próxima terça-feira. Os ministros poderão confirmar ou derrubar a liminar.
Em um processo julgado em 2014 pelo Tribunal Regional Eleitoral, Garotinho alega ter feito a graduação na Fatun, no Centro do Rio. Nos autos, ele informou que o diploma foi expedido pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (Faceten), em Roraima, que tem parceria com a Fatun.

Em publicação em seu blog, no entanto, apresentou como prova de conclusão do ensino superior o diploma de uma terceira instituição: o Instituto de Ensino Evangélico e Formação Teológica RJ. De acordo com O Globo, das três instituições citadas, apenas a de Roraima é credenciada pelo Ministério da Educação para oferecer graduação em Teologia.

Para o desembargador Alexandre de Carvalho Mesquita, que relatou a ação por suposto abuso de poder econômico, os fatos mostram que “o investigado nunca fez um curso superior de Teologia”. Ele apontou ainda “evidências de falsidade ideológica” no episódio.

O ex-governador do Rio de Janeiro, #Anthony Garotinho, além de ter que lutar para provar sua inocência nos processos aos quais responde, ele ainda terá que comprovar que realmente possui curso superior para ter direito a se manter em um cela especial, pois, de acordo com reportagem divulgada no jornal “O Globo”, o diploma universitário de Garotinho possui sérias evidências de que se trata de um documento ilegítimo e não reconhecido pelo MEC.
De acordo com informação descrita no processo que possui junto ao Tribunal Regional Eleitoral, Garotinho diz que possui ensino superior completo em Teologia pela Faceten (Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil), em Roraima, porém, no blog que administra, as informações divergem, pois, na página eletrônica, Garotinho apresenta um diploma de outra instituição, diploma esse expedido pelo Instituto de Ensino Evangélico e Formação Teológica do Rio de Janeiro.
Segundo o desembargador Alexandre de Carvalho Mesquita, os diplomas apresentados, até o momento pelo ex-governador, possuem “sérias evidências de falsidade ideológica”. Ao jornal “O Globo” o desembargador foi categórico e afirmou que “o investigado nunca fez um curso superior em Teologia”, pois a carga horária das disciplinas cursadas pelo ex-governador (Introdução à Sociologia e Antropologia Cultural) foram cursadas em apenas um dia, fato que não condiz com as exigências do MEC, que exige que as disciplinas sejam cursadas numa carga mínima de 60 horas.
Além do problema de carga horária verificada no histórico escolar apresentado, o certificado mostrado no blog afirma que a graduação foi concluída em dezembro de 2011. Já à #Justiça Eleitoral, o ex-governador informou que se matriculou no curso em novembro de 2011 e terminou o curso em outubro de 2012. Outra irregularidade seria o tempo de apenas um ano, fato este também observado pelo desembargador Alexandre de Carvalho Mesquita.
Transferência para hospital
Durante a madrugada desse sábado (19), Anthony Garotinho foi transferido do Complexo Penitenciário de Gericinó em Bangu, para a zona norte do Rio, para um hospital particular onde fará exames preventivos. Após realizar os exames, ele poderá ficar (temporariamente) em #Prisão domiciliar. A decisão foi determinada por Luciana Lóssio, ministra do Tribunal Superior Eleitoral.
Após a transferência, o ex-governador vai para a prisão domiciliar.
Luciana Lóssio é ex-advogada de Dilma.
De acordo com uma matéria publicada no Antagonista em Outubro deste ano, a juíza comprou um apartamento de 7 milhões de reais, porém só declarou a metade do valor.

O site ainda informou que ela é uma ‘fiel servidora do PT’.