Infantil ‘A Farra do Boi Bumbá’ ocupa Teatro Glauce Rocha

Infantil ‘A Farra do Boi Bumbá’ ocupa Teatro Glauce Rocha

Programa Funarte Verão 2017 recebe musical da companhia Os Ciclomáticos, que foi convidado para o VIII Internacional de Teatro y Performance (Festepe), no Peru

De 7 de janeiro a 5 de março, aos sábados e domingos, às 16h, o espetáculo infantil A Farra do Boi Bumbá se apresenta no teatro Glauce Rocha – espaço da Fundação Nacional de Artes localizado no Centro do Rio de Janeiro –. A montagem faz parte do Programa Funarte Verão 2017, que tem ingressos a preços populares.
Com texto e direção geral de Ribamar Ribeiro, a nova montagem de Os Ciclomáticos Companhia de Teatro, foi convidada para o VIII Internacional de Teatro y Performance (Festepe), realizado em 2016 em Lima, Peru. A peça, que tem a cultura popular brasileira como tônica, se desenvolve em torno de um rico fazendeiro, que possui um boi muito bonito. Pai Chico, trabalhador da fazenda, quer satisfazer o desejo de sua mulher, Catirina, que está grávida e quer comer língua de boi. Pai Chico traz a língua do boi favorito do fazendeiro… E a confusão está formada. Além dessa tradicional  história, a trama também traz pequenos contos do folclorista Câmara Cascudo.
Na concepção de A Farra do Boi Bumbá, Ribamar Ribeiro – diretor artístico d’Os Ciclomáticos – mergulhou no universo do teatro popular, das farsas medievais e das festas brasileiras, para recontar a tradicional história de “Catirina e a língua do boi”. Ao aprofundar-se no universo de cultura popular que envolve a lenda, o ator, encenador e professor de artes cênicas pesquisou também os contos populares resgatados pelo antropólogo e jornalista Luís da Câmara Cascudo (Natal, RN, 1898 – 1986). A partir dessa elaboração, o autor criou um universo próprio e contemporâneo.
O objetivo desse décimo trabalho do repertório da Companhia Os Ciclomáticos – que completou 19 anos – é encantar crianças e adultos através das histórias populares e com isso, dar nova dimensão universal ao contexto da arte popular.
O Programa Funarte Verão 2017 apresenta
A Farra do Boi Bumbá
Espetáculo musical infantil brasileiro
Autoria e Direção: Ribamar Ribeiro
Com Os Ciclomáticos Companhia de Teatro

De 7 de janeiro a 5 de março de 2016, às 16h
Teatro Glauce Rocha
Av. Rio Branco, 179 – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Tel.: (21) 2220 0259
Ingressos: R$ 20.
Meia-entrada: R$ 10.Duração: 50min
Classificação etária: livre

Ficha técnica/artística
Elenco: Nivea Nascimento (Catirina), Getulio Nascimento (Pai Chico),  Renato Neves (Patrão), Julio Cesar Ferreira (padre, doutor), Carla Meirelles (feiticeira e empregado), Juliana Santos (enfermeira e beata)
Direção geral, autoria e cenografia: Ribamar Ribeiro. Figurino: André Vital. Preparação musical, trilha sonora e maquiagem: Getulio Nascimento. Preparação de voz: Juliana Santos. Produção Executiva: Claudia Bueno
Realização: Os Ciclomáticos Companhia de Teatro
Apoio: Fundação Nacional de Artes – Funarte – Ministério da Cultura

Mais informações sobre o espetáculo
www.osciclomaticos.com – Tels.: (21) 996199424 e (21) 2218 7845

Mais informações sobre o Programa Funarte Verão 2017 e sobre os teatros da Funarte
Centro de Artes Cênicas – Funarte: ceacen@funarte.gov.br