Tradição e Cultura Popular: Grupo amigos de Zé de Roque de Barrocas resgata o Samba de Roda

Tradição e Cultura Popular: Grupo amigos de Zé de Roque da cidade de Barrocas-Ba resgata a tradição cultural do Samba de Roda e tem realizado apresentações em várias cidades da Bahia.

O grupo conta com mais de 20 integrantes. Se apresentam em festas culturais, eventos religiosos e na casa de amigos, são na maioria trabalhadores rurais, que busca-se integrar no movimento pessoas de várias gerações.

Veja o vídeo de um desses encontros do Grupo Amigos de Zé de Roque na comunidade de Duas Estradas em Araci em Dezembro de 2016.


    
O Samba de roda é uma manifestação cultural, popular, musical, coreográfica e poética, o Samba de Roda acontece no Estado da Bahia e em outros estados do nordeste.




Uma das características desse samba é que os participantes se reúnem em um círculo chamado roda. Homens, mulheres e crianças dançam. Uma por uma, elas vão se colocando no centro do círculo formado pelos outros dançarinos, que cantam, tocam e batem palmas ao seu redor. Essa coreografia frequentemente improvisada se baseia nos movimentos dos pés, das pernas e dos quadris.

De caráter essencialmente lúdico, o Samba de Roda visita casas e comunidades, associa-se, muitas vezes, ao calendário religioso, ocorrendo dentro de casa, ao ar livre, ou em praças até o amanhecer do dia.

O samba de roda é uma forma de preservação da cultura dos negros africanos escravizados no Brasil. A influência portuguesa fica por conta da introdução da viola e do pandeiro.

A influência dos meios de comunicação de massa e a competição com a música popular contemporânea contribuíram para que este Samba fosse desvalorizado aos olhos dos jovens. A idade dos praticantes e a redução do número de artesãos capazes de confeccionar alguns dos instrumentos impuseram mais uma ameaça à transmissão dessa tradição.


TRIBUNA SISALEIRA