Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

ARACI: Comunidade e igreja comemoram Jubileu de Prata Sacerdotal do padre Ionilton


Ao lado do colega de sacerdócio Theófanes, padre Théo de Araci e cercado de outros colegas de ministério, o padre Ionildo filho de Araci procede à homilia que homenageava seus 25 anos de sacerdócio iniciados em novembro de 1984 no seminário de Vitória da Conquista. As homenagens ao jubileu de prata do padre, se perpetuaram à noite no Centro Paroquial Padre Osvaldo.
A comunidade araciense, os descendentes consanguíneos das famílias Lisboa e Oliveira e toda a membresia da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Raso em Araci, comemoraram neste domingo (22 de janeiro) o marco dos 25 anos de vida sacerdotal de seu filho, amigo e parente padre José Ionildo Lisboa de Oliveira.
A paróquia, em união de propósitos com a família, promoveu um domingo de festividade para assinalar a comemoração do Jubileu de Prata pela passagem dos 25 anos de sacerdócio do padre Ionildo.
Pela manha, a matriz de Nossa Senhora da Conceição padroeira da cidade, ficou repleta de católicos, tempo em que aconteceu o inicio das comemorações de seu jubileu com a celebração da Eucaristia em Ação de Graças. A homilia foi conduzida pelo padre Ionildo que naquele momento recebia da igreja e dos amigos dupla felicitação, seu jubileu sacerdotal e também seu aniversário. O altar estava formado por padres de outras paroquias que vieram prestigiar o colega sacerdote com destaque da presença e participação do padre Théo pároco de Araci.
Comunidade e igreja comemoram Jubileu de Prata Sacerdotal do padre Ionilton
No decorrer da programação o professor José Anivaldo, um dos irmãos do homenageado, procedeu à leitura sintetizada da trajetória de seu irmão Ionildo desde começou sua vida de garoto produtivo e sonhador trabalhando numa banca de revistas da cidade. Ionildo era um jovem dedicado ao trabalho da igreja, sempre envolvido com movimentos de jovens e atuando nas pastorais da igreja. Guardam na lembrança os dias de seus primeiros estudos no Cemob de Araci e seu primeiro trabalho como profissional foi na Organização Contábil Orcontal do conhecido Luiz Contador onde aguçou o gosto pela carreira de economia que se concretizou com o ingresso na faculdade de Ciências contábeis.

Era como todos os rapazes de seu tempo; estudava, trabalhava e namorava, dizia seu mano Anivaldo, até que em novembro de 1984, Ionildo surpreendeu a todos. Deixou os estudos de ciências econômicas, o trabalho, o namoro e as amizades e foi para Vitória da Conquista onde colocou o pé no caminho do sacerdócio.
Em 10 de janeiro de 1992, José Ionildo Lisboa Oliveira, o vocacionista filho de Alfredo e Antônia do mesmo nome, foi ordenado ao sacerdócio.
O sacerdote recebeu depois de sua homilia homenagens de pares de outras paróquias, de paroquianos que tiveram o padre Ionildo como padre em suas cidades, de um grupo de crianças que entraram com uma camisa estampada com sua imagem e presentes oferecidos por parte de seus irmãos Alfredo, Marié e Edis. Os três representavam naquele momento os pais do padre.
A programação do domingo que homenageava o padre Ionildo será segmentada na parte da noite no Centro Paroquial Padre Osvaldo onde será projetado em telão aspectos da vida e trajetória do homenageado.
aaaaaaaaaaaaa
A igreja matriz recebeu padres visitantes e ficou repleta
aaaaaaaaaaaaaa
de fiéis. Padre Théo atuou no momento especial do colega.
aaaaaaaaaaaaaa
Padre Ionildo serviu a eucaristia para os fiéis e com muita
aaaaaaaaaaaa
emoção seria o sacramento aos familiares que ali estavam.
aaaaaaaaaaaaa
As homenagens partiram dos juvenis com uma lembrança,
aaaaaaaaaaaa
depois com seus irmãos de sangue Edis, Marié e Alfredo.
aaaaaaaaaaaaaaaa
Paroquianos por onde passou o padre, trouxeram-lhe
aaaaaaaaaaaaaaa
presentes e itens de recordação de seu tempo com eles.
aaaaaaaaaaaaaaaa
Depois das homenagens, o padre foi homenageado por

aaaaaaaaaaaaa
um colega que lhe entregou mensagem do Papa Francisco.
Comunidade e igreja comemoram Jubileu de Prata Sacerdotal do padre Ionilton