TUCANO PREFEITO ARBORIZA CAATINGA NO JARDIM DA PREFEITURA


Tucano no meu sertão
Que dá caatinga vem lembrar
Nos jardins da prefeitura.   
Vi nossa vegetação revitalizar.
O nosso mandacaru
Gravata, cabeça frade e licurizeiro
Palma e catinga de cheiro
Todas plantas nativa do nosso chão.
A cultura agradecida.
Ao prefeito do lugar.
Doutor Sergio com sensibilidade
Destes valores veio nos presentear.
#luisantana
         É com a poesia do poeta que noticiamos a ação da prefeitura de Tucano, que tem neste ano de 2017 o prefeito eleito, Dr. Sergio, de arborizar os jardins da sede do poder executivo com a vegetação da caatinga com sua formação vegetal onde  podemos encontrar as principais características da caatinga como: cactos, bromélias, ouricurizeiro, mandacaru, gravatá, xique-xique e xique-xique do sertão. a prefeitura ainda está em reforma neste primeiro mes da nova gestão.
No lugar das tradições arborização importado de outras regiões da Bahia ou do Brasil, a prefeitura homenagear o sertão, sua cultura através da presença deste elementos presentes na caatinga.
A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semi-árido nordestino. Está presente também nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí. A caatinga é típica de regiões com baixo índice de chuvas (presença de solo seco).
As principais características da caatinga são:
- forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas;
- presença de cactos e bromélias;
- os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação);
Desmatamento da caatinga
De acordo com dados do ano de 2009, a caatinga havia sofrido desmatamento de 46,6% de sua vegetação original. Dos 826.411 km² da área original (vegetação nativa), apenas 441.201 km² (53,4%) havia sido preservado.
Curiosidades:
- Durante o período de seca, o gado da região alimenta-se do mandacaru (rico em água). Já algumas espécies de bromélias (exemplo: caroá) são aproveitadas para a fabricação de bolsas, cintos, cordas e redes, pois são ricas em fibras vegetais. 

- Dia 28 de abril é comemorado o Dia Nacional da Caatinga.