COMO SERÁ O CARNAVAL ANTECIPADO NO BRASIL, NA BAHIA E NO TERRITÓRIO SISAL

TUCANO - CALDAS DO JORRO
Os visitantes e moradores de Caldas do Jorro, em Tucano, vão poder desfrutar de cinco dias de festa durante o Carnaval. A programação do evento foi definida nesta quarta-feira (1), durante reunião entre o prefeito Luiz Sérgio (PSD), secretário municipal Saulo Galvão, organizadores e produtores de evento.
A programação em Caldas do Jorro terá início já na sexta-feira (24), com o pré-Carnaval. A festa será animada com trio elétrico na praça principal (Praça do banho). No sábado e domingo, a festa vai contar com o desfile do bloco Cai Aqui e Cai Acolá. Nesses mesmos dias, também haverá som auto motivo (Paredão), na área de eventos. “A apresentação dos paredões será disciplinada pela Prefeitura. Definimos como parâmetro a quantidade de 4 graves, evitando, assim, desconforto entre as famílias que moram nas proximidades da área”, alertou Saulo. Na segunda e terça-feira de Carnaval, os foliões serão animados pelo bloco Caia na Folia, animado pela banda Zé Pereira, com marchinhas de antigos carnavais, além de apresentação do bloco de frevo na praça principal. “A festa tem o apoio da Prefeitura de Tucano. Iremos atuar nas áreas de infraestrutura, limpeza, além da presença da Guarda Municipal garantindo a segurança dos visitantes e foliões”, disse Luiz Sérgio, prefeito.

SANTA LUZ
Nesta sexta-feira (17), a festa foi garantida para os ‘foliões mirins’ que participaram do Carnaval do Educandário Construção do Futuro, em Santaluz. Como de costume, as principais ruas e avenidas do centro da cidade foram os circuitos oficiais da folia infantil, que reuniu gente de todas as idades, entre professores e funcionários da escola, pais dos estudantes e a comunidade. Fantasiados de personagens infantis que vão desde a princesa Elsa, de Frozen, até o Chapolin Colorado, e com brincadeiras de confete e serpentina, os pequenos e os grandes foliões puderam curtir toda a animação das marchinhas e grandes clássicos da folia carnavalesca, com muito fôlego e disposição. Democrático, sem cordas e para toda a família, o ‘Bloco do Educandário’ foi puxado pelo Trio Spassus e GB Sonorização, que garantiu a diversão dos participantes e colocou todo mundo para dançar.

ILHEUS - BAHIA
A alegria tomou conta de Ilhéus, no Sul da Bahia, com a realização do Ilhéus Folia 2017, que conta com o apoio do Governo do Estado, através da Bahiatursa. Na sexta-feira (17), milhares de pessoas dançaram e cantaram ao som de bandas como Adão Negro, Timbalada e Lordão, na Avenida Soares Lopes, circuito da festa.
No sábado (18), a animação ficou por conta das bandas Circuito Fechado, Tony Canabrava, Duas Medidas, Trio da Huanna, Liu Menezes, Alana Lima, Mil Verões, Filipe Escandurras, Patchanka e O Nippe. Blocos alternativos comoFilhos de Ogum, Levada da Capoeira, Guerreiros de Zulu e Mini Congo também passaram pela avenida. O Carnaval antecipado de Ilhéus será encerrado neste domingo (19), com a apresentação das bandas Babado Novo, Vingadora, Guig Ghetto e Gabriel Levy.
O clima de tranquilidade contribui para a realização de um Carnaval organizado e de paz na cidade. Prepostos da Polícia Militar afirmam que a festa vem ocorrendo com registro de ocorrência abaixo do esperado. O comandante de Operações da Polícia Militar, tenente coronel Idilceu Bastos, destaca que a Polícia adotou medidas preventivas nos acessos aos município. 

MARAGOGIPE

O carnaval da cidade de Maragogipe, na região do recôncavo baiano, acontece entre os dias 25 a 28 de fevereiro e contará esse ano com apresentação das filarmônicas Terpsícore Popular e Dois de Julho. Marchinhas entoadas por orquestras de sopro e percussão também prometem animar baianos e turistas que forem para o local.
A festa, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural do Estado (IPAC) desde 2009 como “Patrimônio Imaterial da Bahia”, acontece em dois locais: na Praça dos Mascarados e na Praça Arena.O carnaval é aberto pelo desfile do tradicional Bloco das Almas, que se apresenta na madrugada de sexta (24) para sábado (25).Na Praça dos Mascarados acontece uma festa mais tradicional, com bandas de sopro e percursão, que, segundo a prefeitura, tem o propósito de resgatar sucessos dos antigos bailes de carnaval, tais como “Mamãe eu quero”, “O teu cabelo não nega”, “Allah-lá-ô” e “Cabeleira do Zezé”. No local, a folia tem início às 13h30 e segue até por volta das 21h. Os foliões podem acompanhar concurso de marchinhas e grupos de mascarados. A Praça dos Mascarados ainda recebe esse ano atrações como Ed Bala e Fanfarra Mágica, Os Alquimistas, Renir e Orquestra, Thais Ramos e Orquestra, Iracema e Orquestra e Amauri Quirino. Também se apresentam na Praça dos Mascarados a Fanfarra Carnavalesca de Maragojipe e a Orquestra Maragojipana de Frevos e Marchinhas. O local ainda terá uma roda de samba com os grupos Samba de Maragogó, Filhos de Dona Cadu, Filhos de Conqueiros, Samba de Roda Só Pra Agradar e Samba de Roda Amor de Vovó.
SALVADOR
Até as 18 horas deste domingo (19), não houve registro de crimes graves durante o Furdunço, no terceiro dia de festa do pré-carnaval de Salvador. Apenas duas ocorrências leves foram registradas na 14° Delegacia Territorial (DT/Barra) e nos Postos Policiais Integrados (PPIs) neste domingo: um furto e uma perda de documentos. No acumulado dos três dias, foram registrados 14 furtos, três roubos e quatro perdas de documentos. Mais de 750 policiais militares participaram do esquema de segurança do circuito. Além do efetivo nas ruas a Secretaria da Segurança Pública faz o acompanhamento da festa, pela primeira fez, através do Centro de Operações e Inteligência. Câmeras espalhadas por todo o circuito permitem que as ocorrências sejam vistas em tempo real e as medidas de segurança adotadas de forma ainda mais eficiente. "Nas festas populares promovidas neste verão estamos utilizando, pela primeira vez, todos os equipamentos tecnológicos do Centro de Operações e Inteligência para monitorar os locais dos eventos e integrar ainda mais a polícia baiana. Temos que ressaltar o espírito de paz que está sendo levado para as ruas por baianos e turistas. Esperamos que esse sentimento prevaleça também no Carnaval", destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Além do monitoramento das imagens, a SSP também montou três Postos Policiais Integrados em pontos estratégicos com o reforço da Polícia Civil.

Não há dúvidas: é Carnaval. Na noite de hoje, uma multidão se concentrou entre Barra e Ondina para curtir as 37 atrações do Furdunço. Fantasiados ou com abadás de bloquinhos, os foliões aproveitaram o mix de atrações: fanfarras, percussão e minitrios, que transformaram o circuito em um dia de Carnaval. Com apenas um circuito, a estimativa da Saltur é de 1 milhão de pessoas. O Sol ainda estava forte quando as primeiras atrações começaram a sair, por volta das 14h do bairro de Ondina, atraindo os foliões que acompanharam os pequenos blocos. Para quem quis brincar o Carnaval antecipado teve de todos os hits: de Deu Onda, Me Libera Nega, até clássicos como  Elegibô, Chame Gente, e  Faraó, tocada algumas vezes no percurso, como uma homenagem à música que completa 30 anos.Wilson Café e a banda Tambor do Mundo animaram com um pot-pourri de samba-reggae que arrastou centenas de pessoas. Foi também esse ritmo que levou a primeira multidão ao Farol da Barra no final da tarde. O trio arrastado por Lucas di Fiori levou os foliões ao ritmo da Soul Tambor, que tem a batida do Olodum. “Não para, não”, comandava o cantor e os foliões obedeceram e mantiveram o ritmo. Se o início do circuito lembrava os antigos carnavais, o final da tarde no Farol da Barra já tinha cara dos circuitos oficiais da festa. Com tudo misturado. Fantasiados e bloquinhos que seguiam minitrios com grandes atrações.

SÃO PAULO
O bloco carnavalesco Monobloco, criado no Rio de Janeiro, anima os foliões da capital paulista no começo da tarde de hoje (19), na região do Parque do Ibirapuera, zona sul da cidade.
Fundado há 17 anos, o Monobloco homenageia este ano os blocos de rua. O repertório inclui músicas e marchinhas tradicionais, misturando instrumentos como cavaco, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô com grooves de guitarra e baixo.
"O Monobloco nasceu de um movimento que é muito mais antigo do que nós. Não somos os primeiros. Isso que fazemos hoje e que amamos, teve muita gente fazendo antes. Nada mais justo e bonito do que reverenciar os que começaram a fazer o que amamos hoje", disse Guilherme Pereira, da organização do Monobloco.
Segundo Pereira, a bateria do Monobloco é formada ao longo do ano, por pessoas diferentes que até então não tinham contato com a música.
"Desde maio, começamos as aulas de percussão para formar a bateria. São 150 batuqueiros, que são paulistas. Preparamos a bateria ao longo do ano. Muitas vezes são pessoas que nunca tocaram um instrumento na vida, então chegam para aprender. A bateria está linda, ticando super bem", disse.
O desfile conta com a participação da cantora Emanuelle Araújo como Rainha da Bateria e do cantor B Negão. A organização destaca que o Monobloco faz um desfile sustentável, que inclui a produção de centenas de lixeiras e banheiros químicos, coleta seletiva de lixo, uso de biocombustível nos caminhões de som e geradores, além do plano de preservação dos monumentos e do próprio Parque do Ibirapuera.
Segundo os organizadores, o bloco reuniu 60 mil pessoas na estreia paulistana no ano passado e deve atrair cerca de 70 mil neste ano.


ITABUNA
A prefeitura de Itabuna, localizada no sul da Bahia, anunciou que o carnaval na cidade está mantido, mesmo após o Ministério Público Estadual (MPE) recomendar que a administração municipal não gaste recursos públicos na festa.
Na manhã desta quarta-feira (1º), representantes da prefeitura se reuniram com promotores de Justiça, para apresentar os gastos com a festa. Segundo o procurador geral da prefeitura de Itabuna, Luiz Fernando Guarnieri, o carnaval não comprometerá serviços básicos. “Os empresários apoiam. Haverá um incremento na rede hoteleira, no comércio local. E a gente está tentando, evidentemente, o menor gasto possível”. A estimativa da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), entidade que organiza o carnaval, é de que as despesas da festa fiquem em torno de R$ 526 mil. Segundo a prefeitura, R$ 70 mil já estão garantidos por cotas de patrocínio de empresas privadas. A administração municipal ainda está tentando levantar mais recursos. A programação da prefeitura é realizar o carnaval de 10 a 12 de fevereiro, com trios elétricos, carnaval cultural com marchinhas e atrações para as crianças. Após a reunião, o promotor Inocêncio de Carvalho disse que vai analisar os dados apresentados pela prefeitura, e o MP decidirá se entra ou não com ação na Justiça para cancelar a festa.

CARNAVAL DA MULHER
Agressão verbal, puxão de cabelo, beliscão, beijo forçado, soco, empurrão. A violência de gênero é todo ato que resulta em morte ou lesão física, sexual ou psicológica de mulheres. Enraizado na cultura do machismo, o problema social é combatido na Bahia com inúmeras ações. Faltando poucos dias para o Carnaval, órgãos públicos trabalham de maneira integrada em uma rede de proteção com o objetivo de garantir ao público feminino o sites e direito de curtir os dias de folia sem medo da violência. Resultado da articulação da Secretaria de Política para Mulheres do Estado (SPM) com outras secretarias e entidades públicas como Ministério Público (MPE), Defensoria Pública (DPE) e Tribunal de Justiça (TJ-BA), a rede contempla quatro áreas atuação: segurança, justiça, assistência social e saúde.
'Respeita as Mina'
Desenvolvida pela Secretaria de Política para Mulheres, a campanha Respeita as Mina busca promover um trabalho de conscientização da população e contribuir para a redução dos índices de violência contra mulheres, registrado durante do Carnaval.
A SPM vai realizar, durante os dias de festa, ações nos blocos, trios, camarotes e também nos pontos receptivos como os terminais Rodoviários e de São Joaquim, no Aeroporto e no Porto de Salvador, além de algumas cidades do interior do estado – a exemplo de Porto Seguro, Ilhéus, e Vitória da Conquista. Neste ano, a campanha ganhou o reforço do 'Trio das Mina', um trio pipoca que será puxado por Larissa Luz, MC Carol e Márcia Castro. O Trio das Minas sairá na segunda-feira de Carnaval, no circuito Osmar (Campo Grande), às 17h.
Segurança pública
No âmbito da segurança pública, as polícias civil e militar estão com esquema especial para coibir casos de violência de gênero nos circuitos da folia. A Operação Ronda Maria da Penha, que normalmente atende mulheres com medida protetiva deferida, ampliou a cobertura durante o Carnaval. Ela formará patrulhas responsáveis pela vigilância das foliãs, sensibilização de tropas restantes que trabalharão na festa para o atendimento à mulher e condução de envolvidos em casos de violência doméstica para as sedes da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), nos bairros de Brotas e Periperi.
Com delegadas, escrivãs e investigadoras em todos os postos policiais instalados nos circuitos, e parceria firmada com a Defensoria Pública, a Deam reserva contribuições que vão além da garantia da segurança. “A delegacia, que conta com reforço policial, está preparada para acolher vítimas de violência doméstica, com equipe multidisciplinar para atendimento psicossocial. Atuando em regime de plantão 24 horas, a instituição conta com delegados e defensores para o requerimento de medidas protetivas para mulheres agredidas por familiares e o encaminhamento dos casos na justiça quando necessário”, destaca a delegada titular da Deam, Helenice Nascimento.
Em casos em que envolver violência sexual, a vítima que chegar à Deam vai receber atendimento e uma guia específica para exames médicos e de coletas de vestígios no Instituto Médico Legal (IML), onde também terá o suporte do Projeto Viver, com equipe médica e fornecimento de medicamentos como coquetéis para doenças sexualmente transmissíveis e pílulas anticoncepcionais.
Nos casos de denúncia em que a vítima correr risco de morte e não puder retornar para casa, a Delegacia de Atendimento à Mulher, depois de realizar o boletim de ocorrência – procedimento padrão -, a direciona para a Casa Abrigo, mantida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). O local, que tem endereço sigiloso, abriga mulheres e garante a alimentação pelo tempo necessário até que situação seja resolvida na justiça.
Hospital da Mulher
Inaugurado em janeiro deste ano, o Hospital da Mulher, no Largo de Roma é uma das novidades para o atendimento à mulher vítima de violência sexual. A instituição de saúde também funcionará em escala de plantão durante do Carnaval, mantendo atendimento 24 horas por demanda espontânea ou encaminhamento de outras instituições de saúde ou delegacias. Ginecologistas, enfermeiras, assistentes sociais e psicólogos garantem todo o cuidado com a paciente, desde o acolhimento até a profilaxia contra as DST’s. Em casos de lesões mais graves, um cirurgião geral assumirá o caso para a realização dos procedimentos necessários para a reabilitação.
A coordenadora de enfermagem do Hospital da Mulher, Janiely dos Anjos, explica. “O recomendado é que a vítima procure uma unidade de saúde no prazo máximo de 72 horas, pois neste período os principais medicamentos de prevenção às DST's ainda fazem efeito. As portas do hospital estão abertas para qualquer mulher que seja violentada sexualmente. O paciente chega à recepção e se identifica, é encaminhada para o enfermeiro que faz todo o acolhimento e o resgate do ocorrido. Posteriormente é direcionada ao médico que faz os exames e identifica a necessidade da realização da profilaxia e outros procedimentos“.