Manifestantes bloqueiam BA-381 trecho na sede do DNOCS em Itiúba contra a abertura das Comportas do Açude Jacurici

Manifestantes bloqueiam BA-381 trecho na sede do DNOCS em Itiúba contra a abertura das Comportas do Açude Jacurici

O trecho que liga as cidades de Itiúba e Cansanção, na BA-381, no norte da Bahia, foi bloqueado por um grupo de manifestantes na manhã desta segunda-feira (20). Segundo populares, moradores da região reclamam da abertura das comportas do Açude Jacurici autorizado pelo diretor do DNOCS Heraldo Rocha, com o intuito de beneficiar as cidades de Queimadas e Santaluz, porém, os moradores ribeirinhos diante da seca que assola o município de Itiúba, temem sofrerem novamente com a seca do açude local e o desperdício da água que vem jorrando a céu aberto pelo Rio Itapicuru sem nenhum critério seguro e investimento pela empresa que explora tal serviço que é a EMBASA.
Ainda de acordo com populares, o protesto começou por volta das 6h e o grupo utilizou pneus e galhos para bloquear os dois sentidos da via. Apenas veículos de emergência foram liberados durante o protesto. A manifestação ainda não há previsão de ser encerrada. Uma unidade da PM está no local do protesto e acompanha os manifestantes para tentar a liberação da pista.

Manifestantes fecham comportas de açude de Itiúba que abastecia Santaluz e Queimadas; DNOCS pede apoio da Polícia Federal (atualizada)

Centenas de manifestantes fecharam no inicio da tarde desta segunda-feira, 20, as comportas do Açude do Jacurici, no município de Itiúba, abertas na semana passada com autorização do DNOCS para atender os municípios de Queimadas e Santaluz, que sofrem com o racionamento por conta da estiagem.