Queimadas: vereadores governistas tentam reduzir pela metade correção salarial de professores e votação é adiada após categoria lotar a Câmara

Professores da rede municipal de ensino de Queimadas por pouco não foram pegos de surpresa por uma manobra de vereadores governistas durante a sessão desta quarta-feira (22). De acordo com informações do diretório local da Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB), parlamentares da base aliada do governo municipal tentaram reduzir de 8% para 4% uma correção do salário dos docentes. Ainda de acordo com a entidade, a proposta foi elaborada em acordo com o poder executivo.
A suposta tentativa de promover a manobra teria sido arquitetada antes da sessão e gerou intensas reclamações e revolta entre os professores, que lotaram a galeria da Casa para acompanhar o pronunciamento do presidente da APLB, Israel de Oliveira Lima, que usou a tribuna para esclarecer aos vereadores que o percentual de 8% é um direito da categoria assegurado pela Lei do Piso Nacional do Magistério e que mesmo com a aprovação da medida, a defasagem salarial dos professores ainda chega a mais de 11% em relação ao Piso Nacional, na base do plano de Cargos e Remuneração do Magistério Municipal.
Depois de ouvirem o presidente da APLB, os professores esvaziaram a câmara e retornaram ao local onde está sendo realizada a jornada pedagógica para planejameno do ano letivo, enquanto os vereadores governistas decidiram recuar diante da repercussão sobre a pretensa tentativa de promover a manobra, e a mesa diretora adiou a votação. A APLB informou que continuará negociando com a Secretária Municipal de Educação com o objetivo de corrigir a defasagem salarial dos professores, bem como de todos os servidores da Educação, em relação ao salário mínimo também com base no plano de cargos e salários da categoria.