Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Grupo Teatral coiteense participará de Festival em Curitiba

A Companhia de Teatro “Quaisquer Fulano” irá representar Conceição do Coité no Festival de Teatro de Curitiba, que acontecerá entre os dias 29 de março a 9 de abril.  Segundo Artur Áriston, ator e diretor do Grupo Teatral, a iniciativa para se inscrever no festival foi após uma conversa, na Semana da Cultura 2016, com o diretor de Cultura Fredson Costa e o maestro Enoque Noberto do Bando do Padim Vô. “As maiores dificuldade para começarmos a seleção foi a obrigatoriedade do DRT (Carteira Profissionalizante de Teatro), pois, o festival exige que 80% do grupo possua o registro. Mas agora está tudo certo”, confirmou o jovem.

A peça que será apresentada no Festival chama-se “Bahia pra todos os Santos” . Segundo a Companhia, o espetáculo expressa, através de interpretação de poesias autorais e causos embasadas em literaturas marginais, temas sobre religiosidade/espiritualidade, africanidade e cultura nordestina, principalmente a sisaleira.” Também utilizar a música (cantiga) popular para enfatizar sabedoria de um povo, que com muita luta consegue transcender conceitos pejorativos e preconceituosos que se tem, dando lugar a uma nova mística de vivencia social, respeitando a diversidade étnica, de gênero, pensante e cultural”, reforçou Artur.
Não há premiações, mas segundo o Grupo Teatral, a visibilidade e o destaque compensam todo esforço e os quatros jovens do grupo, Artur Áriston, Gabriel Oliver, Karen Costa, Andreina Oliveira estão ansiosos para chegada do Festival.