Tucano - BA

Tucano faz 180 anos e festejos contagiam a cidade nestes dias 20 e 21 de março de 2017.

É aniversário de emancipação politica de Tucano e os festejos começaram já na tarde de segunda-feira, dia 20 de março de 2017, onde o INSTITUTO SOCIAL DE TUCANO, IST, comemorou antecipado com um grande desfile com pais, alunos, professores e diretores, na oportunidade levou a ruas de Tucano o brilho cultural e educacional pregado e vivido em sala de aula. As ruas da cidade e a praça se encheu de brilho protagonizado por quem foi assistir a um evento simples, mas com um bom gosto, com uma qualidade e com um vigor de um povo que ama parabenizar seu município.  
Já a noite a Prefeitura Muncipal de Tucano, por seu Prefeito, Luis Sérgio, deu a população de tucano o presente de ter bandas tocando durante toda a noite.
Já neste dia 21, a comemoração pelos 180 anos de Tucano contou com a participação do projeto “Bora?” - movimento jovem-cultural, responsável pela produção audiovisual, fotográfica e literária na cidade, que apresentou durante a festa de emancipação, a história e arte local incluindo ainda, outras atividades culturais, a exemplo de caravanas, quermesse, espetáculo multimídia, além de show de música.
A Radio Tucano FM, também homenageando a passagem pelo aniversário da cidade confeccionando um banner e um outdoor.

Vereador Marcos do raio X, também fez questão de dar felicitações a Tucano e seu Povo pela passagem e lançou seu site e um banner nas redes sociais.

Tucano é um município brasileiro do estado da Bahia localizado na Mesorregião do Nordeste Baiano.
Índice
     Economicamente o município sobrevive da agricultura (feijão e milho), pecuária (bovinos, ovinos e caprinos), turismo, sendo seu ponto principal a Estância Hidromineral de Caldas do Jorro, cujo potencial turístico é um dos fortes atrativos o desenvolvimento da região. Outras atrações para muitos turistas que visitam Tucano é passar no Buraco do Vento, belíssimas formações rochosas, esculpida pela própria natureza.
Tem ainda a Cachoeira do Inferno, formações rochosas, tipo quênio, com queda d’água, esculpida também pela própria natureza, de muita beleza. A feira de Tucano não deve ficar de fora do roteiro; ela acontece nos sábados, e como as feiras nas cidades do sertão são bem interessantes, o visitante encontra uma série de novidades e em um rápido passeio pode perceber-se a autêntica geografia humana da região.
Tucano tem ainda vocação econômica voltada para a manufatura artesanal, sendo o Povoado de Tracupá um pólo de artesões de artefatos de couro, nas confecções de carteiras, bolsas, ponchetes, cintos, roupas, bonés etc; cuja produção exporta-se para os estados de São Paulo, Paraná, Brasília, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Pará, Maranhão, Minas Gerais e Ceará. Pratica-se também o artesanato de palha, fibras, cipó, madeira, cerâmica etc.
Turismo - Como outras cidades, Tucano também tem comemorações; como por exemplo: Semana Santa, com Procissão do Senhor Morto; O Natal, culminando com a Missa do Galo; o São João com fogueiras e fogos de artifício, animado por sanfoneiros e bandas de forró em Caldas do Jorro;e o arraía do jegue,com bumba-meu-boi e a tradicional corrida de jegue em Jorrinho; festa da Padroeira Nossa Senhora Santana, encerrada com a Procissão, Festival de Chope e a Micareta; festa da Independência da Bahia, realizada na Rua 2 de Julho; festa da Independência do Brasil, realizada na Rua 7 de setembro; no interior do município realiza-se ainda as festas de Santo Antonio (13 de junho) no povoado de Creguenhem; São Pedro (29 de junho) nos povoados de Poço Redondo e Olhos D’água; aniversário de Tucano (21 de março) e Jorro (4 de dezembro) realizada em ambas as localidades citadas; Vaquejadas: Parque José Valdir de Santana (agosto), Parque Sol Posto (setembro) e povoado de Tracupá (outubro).
Sua população estimada em 2013 era de 55.923 habitantes.
Apesar da grande população negra no estado da Bahia, Tucano é uma cidade com influência indígena e holandesa, na sua colonização. A cidade possui poucas influências afrodescendentes, ao contrário do resto do estado.