Mãe é acusada de mandar matar a filha de 13 anos por ciúmes do padrasto

Porto Alegre – A mãe  da adolescente Francine Sin da Silva, de 13 anos, encontrada morta em um matagal, foi presa na madrugada desta sexta-feira (21) em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. Ela é suspeita de ser a mandante da morte da própria filha.
A prisão da mãe, de 54 anos, foi autorizada pela Justiça após o depoimento do padrasto da menina, que apontou a mulher como mandante. Ele foi preso na tarde de quinta-feira (20) na BR-471, acompanhado do advogado, e confessou à polícia que matou a adolescente. O homem é sobrinho da mãe da vítima.
“Ele nos disse que ela vinha a algum tempo já tentando convencê-lo dessa ideia, e no último fim de semana ele restou convencido de que faria, pela recompensa que ela tinha oferecido”, disse a delegada Lisandra Carvalho, de acordo com depoimento do homem.
Os dois foram encaminhados ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, onde estão presos preventivamente.
A delegada disse que desconfiou da mãe logo no início do caso, durante buscas a adolescente. “Dava impressão que ela sabia que a filha estava morta. Ela não poderia ter conhecimento da morte, que era muito incipiente.”
A policial relata que procurou a mãe na segunda-feira (17) e a questionou sobre possível envolvimento entre a adolescente e o padrasto, o que foi negado.
A mulher, entretanto, salientou que a filha pouco saía de casa, apenas para ir à aula e ao mercado. “Achei meio estranho a ênfase no comportamento da vítima. E me chamou a atenção que moradores da redondeza relataram que [a adolescente] era vista seguidamente com padrasto, Em contradição com que a mãe falava.”
Segundo a delegada, a “prova maior” do crime foi o depoimento do homem, que confessou participação na morte. “Ele teria matado a mando da companheira, por ciúmes da relação que ele tinha com a filha dela.”
m depoimento, a mãe da adolescente negou participação. “Nós acreditamos na versão dada pelo acusado, explica motivação dele e o comportamento dela”, pontua a delegada.
Os dois vão responder por feminicídio com as qualificadoras – que podem aumentar a pena – de pagamentode recompensa e asfixia da vítima, já que teria sido usado um cordão de uma motocicleta para o crime.