Seminário marca fundação da Federação das Centrais de Associações do Território do Sisal e Região

O seminário de lançamento da Federação das Centrais de Associações do Território do Sisal e região aconteceu nesta quarta-feira, 27, no salão de eventos do sindicato dos trabalhadores Rurais de Itiúba BA, e contou com a participação de 11 municípios do Território do Sisal e região, Itiúba, Cansanção, Quijingue, Tucano, Araci, Filadélfia, Monte Santo, Santaluz, Queimadas, Euclides da Cunha e Nordestina.

Participaram do evento entidades parceiras a nível regional, o cor requerentes do Projeto CDA de Araci e instituto Aliança e outas organizações como MOC, FUNDAÇÃO APAEB, ASCOOB, IDASB, entre outras, além do poder público municipal, Cecilia Petrina do PC do B. Quem fez a abertura do evento foi o Grupo de reisado da comunidade de Pinheira que abriu os trabalhos, em seguida deu-se início à eleição, qual foi conduzida pela comissão eleitoral: júnior Simões presidiu os trabalhos Ednária Moreira secretariou e Idevandro Nery de Brito ficou na relatoria.

Após a eleição a diretoria foi empossada e em seguida foi formada a mesa com parceiros, locais, regionais e estaduais. A FEDERAÇÃO tem a finalidade maior de atuar no fomento e fortalecimento do ASSOCIATIVISMO, priorizando o bem estar da pessoa humana, a sustentabilidade ambiental e o fortalecimento da economia de base solidária. Sua Diretoria é formada por lideranças Das CENTRAIS municipais de associações da área de abrangência.
O presidente da comissão eleitoral Júnior Simões, disse que a criação da Federação tem como objetivo formar um conjunto maior de associações, uma união maior na região e juntos discutirmos demandas importantes para cada município.
Valter Vieira, representando o Centro de Apoio aos Interesses Comunitários da Região Sisaleira (CEAIC), disse que a fundação da nova instituição é importante porque começa ter uma representação maior no âmbito geral.  Outra intenção é que no final do projeto União Sertaneja a federação vai dar suporte para as centrais. O objetivo é difundir o associativismo no território do sisal e região.
Ainda de acordo com Valter Vieira, a missão da Federação é fomentar através das Centrais de Associações, o desenvolvimento sustentável do território do sisal e região, fortalecendo o associativismo e lutas congêneres por uma sociedade mais justa e igualitária.

A primeira diretoria da federação das centrais das associações e região   está representada por 11 centrais do território do sisal e região, CEAIC, UAPAC, CAF, UNAMIS, CAMUC, CACTUS, CACAFI, CDA, CAEC, UAQ E CICOM. 
Coordenador Geral: Valter Evangelista dos Santos (Valter Vieira) – CEAIC;
Coordenador Financeiro: Rogério de A. Alves – UAQ;
Coordenador Administrativo: Anatália da S. Almeida – UAPAC;
Conselheiro 01: Raimunda da Costa – CAEC;
Conselheiro 02: Rosilda Alves da Silva – CICON;
Conselho Fiscal 01: Juliete M. de Araújo – CACTUS;
Conselho Fiscal 02: Edson S. Brito – CACAFI;
Conselho Fiscal 03: Sílvio S. da Silva – CAMUQ*;
Suplente Conselho Fiscal 01: Osmar P. dos Reis – CAF;
Suplente Conselho Fiscal 02: Analeide da Silva – UNAMIS;
Suplente Conselho Fiscal 03: Marilene S. Ferreira – CDA.