Teatro Quaisquer Fulanos de volta à Coité, após participar do FRINGE Curitiba 2017

De 29 de março a 06 de abril de 2017, a CIA de Teatro Quaisquer Fulanos, com o Espetáculo Bahia Pra Todos os Santos, dirigido pelo coiteense ator-autor Artur Áriston, participou do Festival Internacional de Teatro – FRINGE Curitiba, na capital do estado do Paraná (que continua com programação até o dia 09 do corrente).
O Nordeste brasileiro, sobretudo, a Bahia foi bem representada pelos artistas do município de Conceição do Coité, interior do estado baiano, há 210 Km da capital Salvador, no Semiárido, bioma Caatinga, no Território de Identidade do Sisal.
O Teatro Quaisquer Fulanos, um dos selecionados do FRINGE Curitiba 2017, levou como proposta teatral um enredo, retratando as interfaces das várias “bahias” existentes no mesmo estado, isto é, a Bahia, caldeirão cultural singular e plural. Embora carregue o nome “Bahia pra Todos os Santos”, o espetáculo, também, teve como compromisso valorizar a diversidade cultural nordestina de um Brasil cheio de “brasis”, muitas vezes ignorada pela grande mídia e pelos livros didáticos, em muitas escolas ainda conservadoras.
Aprovado e bastante aplaudido, por numerosos públicos, em cada praça, que passava, ocupando e dinamizando espaço, o Espetáculo interativo e itinerante ganhou a graça dos curitibanos e turistas apreciadores de vários lugares do Brasil e do mundo, constituindo-se em um teatro popular diferenciado, educativo, lúdico e envolvente. Fazendo, deste modo, jus ao nome de batismo. Espetáculo: Bahia Pra Todos os Santos.
Durante o FRINGE Curitiba 2017 o Teatro coiteense circulou pelas principais praças públicas do centro da capital paranaense: Santo Andrade, Tiradentes, Generoso Marques e Praça Osório, além do Memorial de Curitiba (cartão postal da cidade).
O elenco foi formado sob a direção de Artur Áriston, com assistência artística do Maestro Enoque Norberto (Bando do Padim Vô), assistência cênica do Ivanildo Antonio (Idealizador do Teatro da Solidão Solidária) e produção cultural do poeta Fredson Costa (atual gestor do DECULT). Constituem-se como elenco, os atores e as atrizes: Gabriel Oliver, Karen Costa, Andreina Oliveira e Artur Áriston.
A atriz Andreina Oliveira, irradiante com a experiência vivida em Curitiba, falou ao CN que para ela “ se apresentar no FRINGE foi a melhor forma de aprendizado, porque através das apresentações teatrais, foi possível conhecer pessoas novas, assistir apresentações de outros grupos cênicos, permitindo adquirir mais conhecimentos, conhecer novas culturas, novos sotaques. Foi a melhor viagem que eu poderia ter feito com uma turma incrível, que me cativou imensamente. Por tudo isso, só tenho a agradecer”. Salientou, Andreina Oliveira.
Segundo Artur Áriston, a peça teatral expressa, através de interpretações de poesias autorais, cantigas e causos, temas sobre religiosidade/espiritualidade, africanidade, ecologia e cultura nordestina brasileira, principalmente a sisaleira baiana, de modo lúdico e interativo. E o município de Conceição do Coité, com certeza, teve um destaque no enredo do Espetáculo, bem especial.
“O FRINGE Curitiba 2017 foi um espaço místico de interação de artistas cênicos e consumidores da cultural teatral, no qual podemos trocar experiências com profissionais de outros estados brasileiros e até de outros países. Na dimensão do público, foi uma grande surpresa encontrar conterrâneos lá, na capital paranaense, e ser tão bem recepcionado por eles, e demais pessoas que nos assistiram. Foi surpreendente a energia trocada e a interação do grupo com o público e vice-versa. O FRINGE não foi apenas uma vitrina para conhecermos outras culturas e passaporte para novas vivências artísticas. Não foi apenas um intercâmbio cultual, pela via teatral. O FRINGE, entretanto, foi um espaço de fazer grandes parcerias e construir novos conhecimentos artístico-culturais, socioambiental e, sobretudo, espaço de cidadania. Por tudo isso, a gente almeja retornar ao FRINGE e continuar tendo apoio nas edições futuras”. Reiterou Artur Áriston (autor, ator, roteirista e diretor do Teatro).