Doria recebe autorização da Justiça, para tirar usuários de drogas das ruas à força na cracolândia

Segundo informações do EL PAÍS, a Prefeitura de São Paulo, comandada por João Doria (PSDB), informou na sexta-feira (26) que obteve uma decisão da Justiça que lhe autoriza por 30 dias a fazer “a busca e apreensão dos dependente químico para avaliação médica, que estão vagando pelas ruas da cidade de São Paulo” com o objetivo de que sejam realizados “exames e os encaminhamentos que se fizerem necessários para o devido tratamento”.
Em nota enviada ao EL PAÍS, a prefeitura disse que o texto permite “a abordagem individualizada dos dependentes químicos” e reiterou “que este é um instrumento a ser utilizado em última instância e com total respeito aos direitos humanos”.
A decisão é uma liminar (de caráter provisório com validade imediata) do juiz Emílio Migliano Neto, da 7ª Vara da Fazenda Pública, e está sob segredo de Justiça. Atende a pedido feito na quarta-feira (24) pelo Executivo municipal após uma megaoperação na cracolândia que expulsou, no último domingo (21) , usuários e traficantes desta região do centro de São Paulo, entre a rua Helvétia e a alameda Dino Bueno. A sentença contraria os pareceres sobre o tema tanto da Defensoria Pública e do Ministério Público — ambas as instituições vão recorrer.