Paróquia de Araci vive momento histórico, Pe. José Ionilton Lisboa de Oliveira é o primeiro araciense Ordenado Bispo


Que Dom José Ionilton, a exemplo do Bom Pastor, exerça um Bom Ministério Episcopal.

   Araci terra mãe de filhos ilustres e cidade “Mãe do Dia” vive em seus 205 anos de história um domingo memorável ao lançar no rol de seus filhos professores, enfermeiros, engenheiros, advogados, médicos, mestres e doutores um filho detentor de um Título no Episcopado Católico – “Dom Ionilton Bispo da Prelazia de Itacoatiara”.Ionilton-post-6


     O mais novo Bispo Ordenado da Igreja Católica Apostólica Romana é Dom José Ionilton, 55 anos, que é natural de Araci-BA. O papa Francisco o nomeou Bispo no dia 19 de abril de 2017, através de uma publicação no jornal L’Osservatore Romano.
A Ordenação Episcopal ocorreu na manhã deste domingo, dia 16 de Julho 2017, na Praça Nossa Senhora da Conceição do Raso, em frente Igreja Matriz da Paróquia de Araci  - BA.

Assista a Ordenação:


O ato começou com uma procissão com todos os religiosos saindo da igreja Nossa Senhora da Conceição, percorreu a Praça da Conceição até o palco onde teve inicio quando Dom Ottorino deu boas-vindas e participou da concelebração, presidida por Dom Edgar Moreira.
A celebração teve como Bispo Ordenante Principal Dom Edgar Moreira da Cunha, também estavam presentes 10 bispos, entre eles o Arcebispo de Feira de Santana Dom Zannoni, Bispo Emérito de Feira de Santana Dom Itamar Vian, Dom Ottorino Assolari e Dom Edgar Moreira da Cunha, bispo da Diocese de Fall River, Massachusetts, brasileiro, natural de Riachão do Jacuípe e único bispo da sociedade divina vocações, a qual pertence o mais novo bispo Ionilton. O mais novo bispo católico do Brasil irá atuar em Diocese na cidade de Itacoatiara, no interior do Amazonas. A primeira missa do bispo em sua área de atuação será dia 30/07. Religiosos de Itacoatiara e fiéis também viajaram milhares de quilômetros para acompanhar a ordenação do agora Bispo José Ionilton Lisboa de Oliveira. 
Os fieis e a comunidade local montaram uma grande estrutura de palco, som e toldos para a grande cerimonia religiosa. Além de um público com milhares de pessoas, estiveram presentes todos os padres da Diocese de Serrinha e de dioceses vizinhas.
Em uma celebração marcada pela alegria e participação de diversas pessoas ali presentes, Dom Ottorino, Bispo da Diocese de Serrinha, disse que: "a Congregação perde um padre, mas o ganha no sentido universal".
Dom Edgar, presidente da Celebração, disse que: "o Sim, de padre Ionilton, é o reflexo de uma história do chamado à vida, à fé, à vida religiosa e agora, ao Episcopado", e lembrou-lhe de que, no seu novo ministério, será ele quem: "governará, catequisará e santificará, o Povo de Deus, da Prelazia de Itacoatiara".
Segundo Dom Ionilton, a condição de bispo lhe dá uma emoção humana, pela grande confiança que a igreja tem em uma pessoa, “mas eu vou naquele espírito que sempre falei no meu lema, que é está no meio para servir, sempre fiz isso nas congregações, nas paróquias, e agora vou pra prelazia de Itacoatiara e quero continuar com esse espírito de Jesus que é o espírito do serviço”, afirmou Dom Ionilton que embarca para sua missão no dia 29 deste mês e no dia seguinte celebra sua primeira missa em terra amazonense que ainda não conhece.

Rito de Ordenação Episcopal – Os ritos centrais da ordenação episcopal, assim como da diaconal e da presbiteral, são a imposição das mãos e a “Oração consecratória”. Todavia, existem elementos próprios que diferem das outras ordenações. Na episcopal, impõem as mãos todos os bispos presentes, que são concelebrantes, na administração do sacramento da Ordem. Depois da imposição e antes da oração, coloca-se sobre a cabeça do ordenando o livro dos Evangelhos, aberto, todo esse ato foi acompanhado por milhares de fiés, muitos emocionados por um momento raro na história de Araci e do Território do Sisal.
O Bispo, ordenante principal, reza toda a “Oração consecratória” e os outros bispos, concelebrantes, rezam juntos a parte central, que invoca o Espírito Santo sobre o eleito. O conteúdo da oração, baseado no texto de Hipólito de Roma, é um pedido ao Pai, para que, o ordenando obtenha o mesmo Espírito de governo que Jesus recebeu e transmitiu aos seus apóstolos, para a edificação da Igreja.
Nos ritos desse memorável cerimonial participaram paroquianos e familiares do Bispo Ordenado com cânticos de entrada e saudações abrindo o momento do acolhimento dos Bispos e de todo o povo que foi feito pelo Bispo da Diocese de Serrinha Dom Ottorino. A Liturgia da Palavra e as Leituras de Salmos e do evangelho deram sequência à ordenação.
No momento da Apresentação do Eleito o Padre Graciomar da Prelazia de Itacoatiara, dirigiu-se a Dom Edgar Moreira pedindo a ordenação episcopal do Padre José Ionilton, é apresentado o Mandato Apostólico e ouve-se a leitura da Bula dando-se a concordância à eleição do Bispo e acontece a Homilia onde se processou o interrogatório. Padre Ionilton reponde “Quero” a nove interrogações do Bispo Ordenante diante do povo, quanto à fé e sua futura missão,
Depois disso, prostrado em terra, aguarda a Ladainha de Todos os Santos e depois se levanta, aproxima-se do Bispo Ordenante e diante dele se ajoelha e recebe a imposição das mãos sobre ele, ato seguido e repetido por tosos os outros Bispos consagrantes.
Feita a Unção com o óleo do Crisma sobre sua cabeça Padre Ionilton recebe do diácono o Evangeliário e as insígnias episcopais representadas pelo Anel, a Mitra e o Báculo.
Tendo recebido e com o Báculo Pastoral símbolo do serviço pastoral em suas mãos, agora Dom Ionilton é abraçado pelos seus irmãos, Bispos do Colégio Episcopal e desce as escadas para participar com todos e com o povo da liturgia eucarística culminando aquela Celebração histórica para a comunidade católica e toda a população de Araci.
Um dos grandes momentos da ordenação foi quando o Padre Graciomar Gama Fernandes – Administrador da Prelazia de Itacoatiara fez a leitura do ato do papa Francisco quando nomeou Ionilton, que assumirá a Diocese de Itacoatiara, no próximo dia 30.

Prelazia de Itacoatiara:
Prelazia de Itacoatiara (AM) – Desde o dia 09 de junho do ano passado que o padre Graciomar Gama Fernandes vem atuando, por determinação do arcebispo da arquidiocese de Manaus (AM), dom Sérgio Castriani, como administrador da prelazia de Itacoatiara o padre Graciomar Gama Fernandes, pois o bispo da diocese, dom Carillo Gritt, faleceu e a igreja local estava vacante. A diocese de Itacoatiara é composta de 07 municípios e neles estão localizadas 12 paróquias.

Conheça o mais novo Bispo do Brasil 
Natural do município de Araci, região sisaleira, bioma caatinga, onde recebeu suas primeiras orientações religiosas através dos membros da paróquia Nossa Senhora da Conceição do Raso, onde vivenciou os seus 22 anos de vida pastoral como jovem leigo e vem de uma minha família religiosa.

Ele nasceu em 09 de março 1962, na Fazenda Chã, estudou o ABC em casa com sua mãe Antônia em 1968 e fez o curso primário no Colégio Dom Jackson Berenguer Prado no período de 1969 a 1972. Estudou o curso ginasial no Centro de Educação Municipal Oliveira Brito (CEMOB) de 1973 a 1976 e o Ensino Médio, Técnico em Contabilidade, também no CEMOB de 1977 a 1979.
Agricultor familiar, antes de seguir para o seminário, trabalhou na roça no plantio e colheita de feijão, milho, mandioca e em Motor de sisal como cortador de palha de 1968 a 1974. Foi também feirante em barraca de doces e bebidas, em uma das estradas que dá acesso à cidade de 1968 a 1974, vendedor, entregador de jornal na cidade, engraxate, funcionário de uma barraca de revistas, frutas e loteria esportiva na cidade, empacotador de supermercado funcionário de um escritório de contabilidade de 1976 a 1984, mas sempre participou das atividades da paróquia Nossa Senhora da Conceição do Raso.
Dentre as atividades da paróquia, foi batizado em 30 de abril de 1962, crismado criança, fez a primeira Eucaristia em 1969, participou do MEJ e foi Coroinha de 1969 a 1973. Membro de grupo de jovens de 1974 até 1984, Ionilton também foi catequista de preparação para a primeira eucaristia de crianças e participou do Grupo de Cantos e as CEB Urbanac.
Assista a entrevista com Dom Ionilton, uma semana antes de sua Ordenação Episcopal: 



Nomeação de Bispos Católicos

A Nomeação de Bispos na Igreja Católica é um processo complexo. O bispo que pede a resignação, os bispos das dioceses vizinhas, sacerdotes, fiéis, o Núncio Apostólico, vários membros da Cúria Romana e o Papa, cada um contribui de forma indireta ou direta na escolha. Os processos não são todos iguais e dependem por exemplo, se o bispo é de uma Igreja de Rito Latino ou de uma Igreja Oriental, da localização geográfica da diocese, do cargo que vai desempenhar e se já recebeu previamente a ordem do episcopado.

























































Veja mais fotos na Página do Facebook da Paróquia de Araci - BA:
Paróquia de Araci