Caravana do Instituto Anísio Teixeira retorna ao interior e visita duas cidades da região Sisaleira

Dando inicio à segunda etapa de viagens ao interior do estado na atual gestão, a Caravana do Instituto Anísio Teixeira (IAT) esteve nesta segunda-feira (17), em duas escolas estaduais nos municípios de Teofilândia e Biritinga, localizados na região Sisaleira da Bahia. O objetivo das visitas é apresentar os produtos do IAT, como a Plataforma Anísio Teixeira, além de dialogar com os professores e alunos sobre o ENEM e a Prova Brasil, que este ano é obrigatória também para os estudantes do 3º. ano.
Pela manhã, a equipe visitou o Colégio Estadual Plínio Carneiro da Silva, em Teofilândia, onde as atividades foram acompanhadas por dezenas de alunos e contando também com a participação de vários professores, com a coordenação da diretora Lucenia Reis Oliveira Manaia.
Como sempre gosta de faz, o diretor geral do IAT, Professor Desidério Bispo de Melo, abriu o evento educativo introduzindo de uma forma lúdica, com música. Além de informações sobre a importância e como utilizar o conteúdo da Plataforma Anísio Teixeira, os formadores discutiram com os alunos também questões relacionadas ao INEM e a Prova Brasil. Sobre esta última, eles alertaram os estudantes sobre a responsabilidade que cada um terá em relação ao comparecimento no dia da prova, uma vez que a ausência de qualquer aluno irá implicar na nota da escola.
Após as atividades, os estudantes e professores avaliaram a visita do IAT, destacando a sua importância para a escola. “Eu gostei muito do projeto, pois aprendemos conteúdos que não sabíamos e que poderão estar na Prova Brasil. Foi uma manhã diferente e muito proveitosa e, agora, poderemos aprender mais ainda”, disse Ester Alana de Oliveira Silva, 17 anos, aluna do 3º. ano do Colégio Estadual Plínio Carneiro da Silva.
“Considero muito importante essa visita do IAT à escola, pois trata da Plataforma Anísio Teixeira e da Prova Brasil, trazendo ferramentas que os alunos e professores não tinham conhecimento e nem utilizavam estas plataformas. Essas novas alternativas pedagógicas colaboram muito com o nosso trabalho. Então, é extremamente importante estar fazendo esse link”, destacou Luciana Lima, Professora de Biologia e Sociologia.
Biritinga
À tarde, na cidade de Biritinga, a visita aconteceu no Colégio Estadual de Biritinga, onde a diretora Isana Barboza Costa recepcionou a Caravana do Instituto Aniso Teixeira. As dinâmicas foram bastante descontraídas, com jogos, músicas e brincadeiras que envolveram os estudantes e professores, permitindo que eles fixassem melhor os conteúdos apresentados.
Na oportunidade, o diretor do IAT, Desidério Melo, disse que o contato com os professores e estudantes faz parte da educação continuada, o que explica a importância das visitas também às escolas do interior. “Estamos dando continuidade à proposta da gestão, que é apresentar as ferramentas do IAT, para que, assim, os professores possam tornar as aulas mais dinâmicas, melhorando a cada dia a qualidade da educação básica”, avaliou.
No final das apresentações em Biritinga, alunos e professores também aprovaram a visita e o conteúdo apresentado. “A apresentação foi muito proveitosa e vai ajudar na prova do ENEM. Tivemos muitas informações que vão nos valer bastante, sobre a redação, por exemplo, e sobre o que pode cair na Prova Brasil”, disse Alana Oliveira.
“A visita do IAT foi muito interessante, até mesmo para levar aos alunos informações sobre a Prova Brasil, porque eles ficam muito nervosos com a sua aproximação. Dinâmicas como essas ajudam a passar confiança para os estudantes. Por isso, achei que foi um momento diferente para a escola”, disse Erivaldo, professor de Matemática.