DESFILES CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO DE 2017, NAS CIDADES DO TERRITORIO SISAL

7 de Setembro de  2017, é dia de realizar (Comemorar) a independência do pais com os Desfiles Cívico nos município de todo Brasil, da Bahia e do Território Sisal, apesar de saber que pouco menos dos vintes municípios que compõe o território realizaram tal feito.
Muitos gestores estão deixando de fazer as atividades cívicas, culturais, esportivas e de turismo, culpando a grave crise política e financeira que passa o Brasil, Mentira Pura, Pura desculpa, pois, sabemos, que na década de 80, 90 e meados de 2000, onde os recursos financeiros das prefeituras eram menos 70% do que recebem hoje e estas festas,atividades e eventos eram realizados com mais fervor,entusiamos, grandeza e grandiosidade do que hoje. Acredito que hoje a descrevibilidade destes gestores junto a tanta fraude,corrupção e pouquíssimo investimentos principalmente dos prefeitos nestas áreas tem decaído tais acontecimentos.
Vejamos algumas Cidades do território sisal que ainda realizaram desfile.

BARROCAS
Hoje foi realizado o Desfile Cívico do município de Barrocas com o tema: Independência se faz promovendo a igualdade e a paz. Sete de Setembro é dia de reflexão sobre o quanto estamos comprometidos com nosso país. Estamos passando por uma grave crise política, com reflexos na economia, mais o povo brasileiro é muito forte e vamos vencer mais essa batalha. Quero aqui agradecer a todos que participaram e contribuíram para que o nosso desfile ficasse muito bonito. Muito obrigado! - Prefeito JAI.

SANTA LUZ
Nem a instabilidade do tempo em Santaluz afastou o público do tradicional desfile de 7 de setembro, na manhã desta quinta-feira. Em comemoração aos 195 anos da independência do Brasil, uma estrutura foi montada para receber o público e as alas do tradicional desfile.
Com o tema “Os aspectos socioeconômicos na construção da Pátria” e ao som  das fanfarras FMSLUZ e FANVAP, às alas compostas por alunos e professores da rede municipal de ensino, percorreram aproximadamente 1 km no trajeto que se iniciou em frente à Escola Municipal Dulcelita Bahia de Araújo, as 9h, e deslocou-se ao centro da cidade pela Av. Nilton Oliveira sentido Praça Ezequiel Cardoso, até chegar a conhecida ‘Praça dos Quiosques’.
O desfile finaliza os eventos de comemoração à semana da pátria que começou na última sexta com a chegada da 48ª edição da corrida do fogo simbólico. As celebrações foram uma iniciativa da prefeitura de Santaluz por meio da Secretaria de Educação.
QUEIMADAS

Desfile cívico marcou comemorações de 7 de Setembro em Queimadas

Para marcar as comemorações do dia da independência do Brasil no município de Queimadas, a prefeitura municipal através das parcerias com as Secretaria de Educação, Secretária de Cultura e Saúde realizou na manha desta quinta- feira (07) o tradicional desfile em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, onde centenas de estudantes das redes estadual e municipal de ensino de Queimadas acompanhados pela Filarmônica Recreio Clube e pelas fanfarras do Colégio Estadual Santo Antônio das Queimadas (Cesaq), do colégio Severiano Alves e dos Desbravadores Savana, do distrito de Coronel João Borges ( Riacho da Onça).

Os participantes do desfile marcharam pelas principais ruas da cidade, até a Praça Everaldo Procópio ( Praça da Bandeira) , onde aconteceu a chegada da tocha municipal que percorreu desde o dia 31º desse mês alguns povoados e distritos do município.
A tocha foi recepcionada em cada localidade pelas comunidades escolares que tiveram a oportunidade de realizarem pequenas cerimônias cívicas e de incluir seus alunos, incentivando o espírito cívico de amor à pátria.
Para o secretario de educação Rogério Reis, o patriotismo fortalece a democracia e não pode ser partidário e sim pensar no coletivo. “O espírito cívico fortalece a autoestima dos cidadãos, o que ajuda o Pais a superar as crises e avançar de forma democrática” finalizou o secretario

Além de um bom publico prestigiaram o evento, todo secretariado municipal, os Vereadores e diversas autoridades do município.


ARACI

Escola Arco-íris mantém tradição e abre desfiles do 7 de Setembro  

A comemoração da semana da Pátria tem seu ponto de referencia nos desfiles que acontecem durante o dia. Como já se tronou habitual, todos os anos a garotada da escola da Tia Zene e Tia Katy, Arco-íris dá o pontapé inicial destas evoluções cívicas na cidade.
A tradição das escolas no desfile de 7 de Setembro se renova a cada ano e nesta quinta-feira não será diferente. Pela madruga, a cidade foi acordada com rajadas de fogos sinalizando a chegada de um dia diferente para os brasileiros que povoam o Araci e a partir das 8h, começaram os desfiles com o pontapé inicial da Escola Arco-íris com sua meninada se apresentando e marchando em alas de variados temas e coreografias.
1822.
Escola Arco-íris mantém tradição e abre desfiles do 7 de Setembro
Logo mais à tarde acontecerá o maior e mais portentoso desfile também tradicional de todos os anos realizados pelas escolas da rede pública de ensino com coordenação da Secretaria de Educação e Cultura. O desfile comemorativo se formará no Colégio CEMOB às 16:00h de onde sairá fazendo o trajeto de todos os anos até a concentração na Praça da Conceição.


CONCEIÇÃO DO COITÉ.

Coiteenses ignoram Brasil atual e exercem missão cívica e histórica da sua independência

Milhares de pessoas nas ruas cumprindo a grande missão civica

Banda Marcial Escudeiros de Coité este ano vestiu-se amarelo
É muito possível que a grande maioria dos adultos e muitas crianças já estejam entendendo a fase triste que o Brasil está passando por conta de tanta corrupção, a imprensa não fala de outra coisa nos últimos anos, e até mesmo de forma irônica as informações chegam através das redes sociais, mas que culpa tem o hino nacional, a bandeira brasileira e outros símbolos de nossa independência, para que cada cidadão revoltado com a falta de saúde, segurança, educação, fique trancafiado em sua casa, só se lamentando dos bilhões de reais desviados da nação?
Bom seria se nesse momento aparecesse outro Dom Pedro I e chamasse pra guerra todos os corruptos, como isso não é possível, cada um procura reviver a história. Isto foi visto na tarde desta quinta-feira, 07, quando milhares de pessoas foram às ruas para desfilar ou assistir ao desfile.Não teve manifestação de protesto, mas teve belas apresentações das bandas marciais, fanfarras convidadas, Brigada Anjos da Vida que levou para desfilar todo seu efetivo, Escolinha Menino Jesus que jamais ficou sem desfilar, inclusive por muitos anos desfilou sozinha na cidade e centenas de alunos da rede municipal.

SERRINHA

Serrinha – Grupo de servidores municipais faz ‘panelaço’ nas ruas em protesto contra a gestão pública


A categoria alega que o município não vem cumprindo com o piso salarial, cortou salário sem critérios dos servidores que aderiram legalmente a greve e não dialoga com os servidores.

Foto: Robson Cordeiro
A data de 7 de setembro que marca a independência do Brasil sempre foi comemorada de forma mais contundente pelo setor de educação em todos os municípios do Brasil, mas de algumas décadas para cá a parte cívica passou a dividir a data marcante iniciada em 1822 com o cotidiano do país, passando a ser utilizada para comemorar o passado e protestar o presente.

Foto: Robson Cordeiro
Em Serrinha o dia começou com desfile e protestos quando um grupo de servidores públicos municipais saiu às ruas para reivindicar seus direitos perante a prefeitura municipal, que segundo os manifestantes, não tem assegurado os direitos plenamente.Com camisas pretas com slogan: Serrinha,verás que o servidor não foge a luta e luto para servidor é verbo, alguns com panelas deu a tônica em defesa da independência e da cidadania. Pois, foi uma manifestação pacífica e ordeira, apenas buscando respeito para toda categoria.
A categoria alega que o município não vem cumprindo com o piso salarial, cortou salário sem critérios dos servidores que aderiram legalmente a greve e não dialoga com os servidores.
A concentração foi em frente a Filarmônica 30 de junho e saiu no final do desfile cívico, encerrando a caminhada em frente a caixa Economia federal.

Queimadas – Professores se vestem de preto em protesto no desfile de 07 de Setembro

Os professores do município, desfilou junto ao cortejo civil organizado pelas escolas Colégio Estadual Santo Antônio das Queimadas e Colégio Estadual Santa Bernadete, em um ato de protesto e exigindo respeito à categoria.
O 7 de Setembro em Queimadas foi idêntico a Serrinha, quando um grupo de servidores municipais se vestiu de preto em protesto contra a gestão pública, só que os servidores queimadenses foram os professores da rede municipal que saíram às ruas pedindo respeito a categoria.
O ato reuniu centenas de educadores na Praça da Bandeira por volta das 08h que saíram em caminhada pelas principais ruas do centro da cidade e deixou o seu recado de repúdio à gestão municipal, que segundo nota “usa de manobras para usar de forma indevida os recursos dos precatórios , que de acordo com a legislação deve ser para uso exclusivo da educação, atendendo a legislação vigente”.
Ainda de acordo a nota de repúdio, em meio à crise que o país vive, muitas cidades lutam para conquistar recursos dos precatórios do FUNDEF, que para a gestão municipal de muitas cidades seria a saída para a crise. “Em Queimadas não é diferente, porém, o acordo que existia entre o prefeito e o Sindicato da categoria (educação), parece ter sido desfeito, após o discurso do prefeito, no último dia 27 de agosto, quando na festa dos aposentados rurais, no Lions Clube, o prefeito André Andrade teria atacado os professores da Rede Pública de Ensino de Queimadas.
Os professores do município, desfilou junto ao cortejo civil organizado pelas escolas Colégio Estadual Santo Antônio das Queimadas e Colégio Estadual Santa Bernadete, em um ato de protesto e exigindo respeito à categoria.