Vereador de Queimadas é acusado de receber Bolsa Família


O vereador de Queimadas, na região sisaleira da Bahia, Mário Régis das Virgens Barbosa (PTN), o ‘Régis da Ambulância’, é acusado de ter tido a esposa na lista de beneficiários do Bolsa Família na cidade. O caso de possível irregularidade foi denunciado ao Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) pelo vereador licenciado e atual secretário municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, Lázaro José dos Santos Silva.
Em pronunciamento feito na manhã desta quarta-feira (13) na tribuna da câmara de vereadores da cidade, Lázaro afirmou que o vereador recebeu indevidamente mais de R$ 6 mil em recursos do Bolsa Família, programa federal destinado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, com renda mensal de até R$ 170 por pessoa.
Nome da esposa de Mário Régis aparece como beneficiária do Bolsa Família no Portal da Transparência em 2013, mesmo ano em que ele assumiu cargo de vereador | Foto: Reprodução/ Portal da Transparência
Segundo o secretário, a irregularidade teve início em 2010 quando Mário Régis, que é funcionário concursado da prefeitura, ainda nem era vereador, mas não atendia aos critérios estabelecidos pelo programa de transferência de renda, conforme denúncia. Mesmo assim, de acordo com dados apresentados por Lázaro José, e que podem ser conferidos no Portal da Transparência da Controladoria Geral da União, a família de Régis da Ambulância, que está em seu segundo mandato, continuou recebendo benefícios do Bolsa Família após ele ter tomado posse, o que é proibido. Os recebimentos irregulares continuaram até abril de 2014, quase um ano e meio após o vereador ter assumido o cargo. O caso deve ser investigado pela Polícia Federal.
Denúncia foi apresentada ao MPF e a PF pelo vereador licenciado Lázaro José | Foto: Notícias de Santaluz
Após Lázaro José deixar a tribuna, Mário Régis também se pronunciou e fez uma série de acusações ao secretário, entre elas, que ele acumula salários da câmara e da prefeitura. Lázaro negou a afirmação e mostrou um documento do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia apontando que ele não recebe vencimentos como secretário. O vereador Mário Régis foi procurado para comentar o assunto, mas até o momento da publicação desta reportagem uma mensagem da operadora Vivo informava que o seu telefone estava indisponível.