CHEGOU A HORA DO ESQUENTA BANHO SIM SINHÔ, CAPOEIRA, TUCANO

Chegou a hora, é esta semana, falta só três dias, mas a Associação de Capoeira Guerreiros do Axé (ACAGUA), já começou a comemorar seus vinte anos de existencia, socializando, onde desde sábado já vem divulgando e comemorando e a partir de quinta feira capoeira desenvolverá uma extensa programação educacional, esportiva e cultural. O mestre de capoeira, Marcos Guerreiro e seus alunos, amigos e convidados estão juntos nesta grande festa.

A Associação de Capoeira Guerreiros do Axé (ACAGUA) é uma entidade que visa educar através da capoeira e práticas culturais. São 20 anos de atividades contribuindo para a formação de crianças, adolescentes e jovens. A capoeira é a principal atividade que o grupo desenvolve, o qual utiliza como ferramenta educativa. “O nosso grupo desenvolve atividades nos quatro cantos de nosso município”, escreveu Marcos Guerreiro. A Entidade foi fundada no dia 14/10/1997, pelo professor de capoeira José Marcos Oliveira dos Santos (nome de batismo na capoeira, Marcos Guerreiro), pela professora e Catequista Meireluci Costa Moreira e o Conselho Tutelar de Tucano com o apoio do Ministério Público local.

A ACAGUA (Associação de Capoeira Guerreiros do Axé) ficou com a responsabilidade de resgatar para o convívio da sociedade algumas crianças que viviam abandonadas nas ruas e que faziam uso constante de entorpecentes (conhecidas como a gangue do chumbinho), e desde então, são desenvolvidas atividades junto à infância/adolescência e juventude de Tucano através de aulas de capoeira, teatro e cidadania. São atendidas, prioritariamente, crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social, que tem dificuldades de comportamento, dificuldades de concentração e pouca aptidão para o aprendizado na escola formal, bem como crianças/adolescentes e jovens com necessidades especiais.

A busca proporcionar momentos de interação, integração e socialização entre as diversas classes sociais. Nestes 20 (vinte) anos de atuação a ACAGUA conseguiu atender uma média de 3.000 (três mil pessoas), entre crianças, adolescentes e jovens. Os atendidos do projeto participaram diretamente das diversas atividades desenvolvidas como: capoeira regional, capoeira angola, maculelê, puxada de rede, samba de roda, samba duro, encenações teatrais, musicalidade, encontros regionais e estaduais entre grupos e associações de capoeira, gincanas culturais e recreativas, palestras abordando temas diversos, debates com autoridades do município tais como: promotor de justiça, prefeito, delegado de polícia, comandante da polícia militar, assistentes sociais, conselheiros tutelares, comissários de menores, juiz da infância/juventude, cursos com abordagem em cidadania/direitos/deveres e etc.

Durante esses 20 (vinte) anos, foram formados: vários monitores, alunos formados e estagiários que ajudam nos projetos desenvolvidos. O projeto desenvolvido atualmente é: PROJETO SOCIAL EDUCAPOEIRA (são atendidas atualmente direto ou indiretamente cerca de 300 famílias, com aproximadamente 500 crianças, adolescentes e jovens) residentes no município de Tucano. Todos os projetos têm levado e assegurado os direitos da criança e do adolescente contribuindo no seu preparo para a vida, bem como promover a inserção cultural e resgate da auto-estima de crianças, adolescentes e jovens afro-descendente.

Locais atendidos com o PROJETO SOCIAL EDUCAPOEIRA: Na sede do município, atendemos no teatro municipal, escola Maria aydil, Creche Senhora Santana e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), atendemos também nos povoados de: lagoa dos Quatis, Pé de Serra, Poção, Lagoa de Dentro, Riacho do Boi, Sem freio, Rio do Peixe e Moreira.

Convidados que confirmaram presença no evento: