Ônibus com crianças tomba na região da Chapada Diamantina e deixa ao menos 4 mortos


Cerca de quatro pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas em um acidente com um ônibus da empresa Entram, ocorrido por volta das 8h30 desta quinta-feira (12), na BA-241, em um trecho da cidade de Piritiba, região da Chapada Diamantina.
O ônibus saiu da cidade de Itaberaba e seguia para Jacobina em uma excursão para um parque aquático, levando várias crianças.
Algumas vítimas foram atendidas no hospital de Piritiba, e outras foram levadas para o Hospital Estadual da Criança (HEC) e Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, e algumas estão em hospitais de Salvador.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde,  18 adultos e nove crianças foram levadas para os hospitais de Feira, sendo que oito adultos já receberam alta.
Em virtude da gravidade do acidente e do número de vítimas, o Governo do Estado mobilizou todas as equipes de cirurgia das unidades em questão, além de utilizar aviões e helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer/PM-BA) para auxiliar no transporte dos pacientes.

Foram necessárias várias ambulâncias de cidades próximas ao local do acidente para fazer o transporte das vítimas para os hospitais. O pátio do Hospital Geral Clériston Andrade ficou repleto de ambulâncias. O motorista da ambulância da cidade de Miguel Calmo, Wellington Costa da Silva, disse ao Acorda Cidade que os primeiros veículos começaram a chegar por volta do meio-dia.

A técnica de enfermagem Jusceli Macedo de Carvalho, que trabalha no hospital de Piritiba, socorreu algumas pessoas para Feira de Santana. Ela disse que o momento foi muito triste com pessoas agonizando e feridas em busca de socorro. "Foi uma correria. Eram pessoas feridas gravemente, a maioria crianças", salientou.

O sargento Carlos Costa, que mora em Piritiba, foi ao local do acidente. A filha dele, Ana Carla Pimentel, teve o antebraço esquerdo amputado devido ao acidente.
Ele informou ao Acorda Cidade que o ônibus da Entram seguia para Jacobina com cerca de 46 pessoas e que faltando cinco quilômetros para chegar a Piritiba o carro capotou.  Não há informações sobre as circunstâncias do acidente nem sobre o estado de saúde das vítimas.
Ajude as vítimas
As vítimas do acidente estão precisando de doação de sangue (qualquer tipo, mas principalmente tipo negativo) e quem puder doar pode se dirigir, nesta sexta-feira (13), ao Hemoba em Feira, que fica no Hospital Geral Clériston Andrade. O Hemoba funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h.