POLICIA FEDERAL RETORNA A ARACI NESTA MANHÃ DE TERÇA.

POLICIA FEDERAL RETORNA A ARACI NESTA MANHÃ DE TERÇA. - Araci mais uma vez amanheceu com a presença da Polícia Rodoviária Federal, que realiza, agora, na manhã desta, terça-feira, dia 21 de Novembro de 2017, a PF,está está com uma viatura de frente a residencia do empresário "Mazinho" e de frente ao Hospital Municipal de Araci, onde informações dão conta de que o empresário estaria internado a alguns dias. Ainda não se sabe de que operação se trata, desconfia-se que se trata, como a matéria anterior abaixo esclarece sobre a operação “Prima Facie”, que investiga organização criminosa especializada em fraudes em licitações e desvio de recursos públicos em contratos de transporte escolar. 
Várias viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Policia Militar. A informação é de um dos maiores empresários de Araci esteja sendo alvo de uma operação. Em 2016 também houve uma operação com a presença de Policiais Federais em Araci. Os policiais estiveram inicialmente na residência do empresário popularmente conhecido como Mazinho das Pedras e, em seguida, foram para o Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, onde ele estaria internado por questões de saúde. Informações apontam que a operação tem ligação com o GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais do Ministério Público da Bahia. Ainda não há maiores detalhes sobre a ofensiva. Outras informações serão atualizadas pelas próximas horas. A mesma operação está ocorrendo na cidade de Remanso, norte da Bahia, onde o empresário tinha contrato com o poder público. O EMPRESARIO FOI LEVADO PELA POLICIA FEDERAL. 






VEJA MATERIAL ANTERIOR DA VISITA DA PF EM ARACI...

POLICIA FEDERAL EM ARACI NA OPERAÇÃO "PRIMA FACIE".

 
Araci amanheceu agitada com a presença da Polícia Federal que realiza, agora, na manhã desta, quarta-feira, dia 19 de Outubro de 2016, a segunda fase da Operação “Prima Facie”, que investiga organização criminosa especializada em fraudes em licitações e desvio de recursos públicos em contratos de transporte escolar. Segundo a polícia, estão sendo cumpridos sete mandados de prisão preventiva, seis de condução coercitiva e 23 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Paulo Afonso. A ação ocorre nos municípios de Araci, Crisópolis, Euclides da Cunha, Monte Santo, Paripiranga, Ribeira do Pombal e Sátiro Dias, todos no nordeste baiano.
De acordo com as investigações, a fraude consistia em direcionar as licitações recorrentemente para determinadas empresas controladas por um grupo empresarial da região, registradas muitas vezes em nome de “laranjas”, que passavam a revezar-se nos contratos firmados com vários municípios, visando não chamar a atenção dos órgãos de fiscalização e controle. Um outro grupo de empresas de fachada era utilizado apenas para dar “cobertura” às firmas vencedoras dos certames, participando figurativamente das licitações para dar ares de legalidade às contratações.
As irregularidades envolviam empresas ligadas à locação de veículos, especialmente para a realização de transporte escolar, com recursos do PNATE/FNDE – Programa Nacional de Transporte Escolar e do FUNDEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica.
As investigações tiveram início em Santa Brígida, no ano de 2011, e foram ampliadas após a identificação de outras irregularidades com as mesmas empresas em diversos municípios, inclusive em Cansanção, onde a Polícia Federal deflagrou, em novembro de 2015, a Operação Making Of, e a primeira fase da operação “Prima Facie”, em dezembro do mesmo ano.