Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Delegacia com capacidade para oito presos mantém 55 detentos

1º Distrito Policial (DP) de Curitiba, localizado em pleno Centro de Curitiba, chegou ao ápice de sua superlotação: mais de 81 pessoas estão precariamente amontoadas em duas celas, uma antessala e uma sala. As condições da delegacia são o episódio mais recente da crise carcerária do Paraná, que mantêm mais de 9 mil presos em carceragens de delegacia em todo o estado.
A superlotação extrema do 1º DP – onde também funcional a central de flagrantes – foi constatada em vistoria realizada na segunda-feira (22), pelo Conselho da Comunidade e pela Defensoria Pública do Paraná. Além de ser um problema por si só, a superlotação na carceragem tem resultado em diversas situações de tentativas de fuga do 1º DP. A última delas aconteceu em novembro do ano passado, quando alguns detentos foram flagrados no telhado da delegacia tentando escapar de lá.
Originalmente, o 1º DP tem apenas duas celas, com capacidade conjunta para oito pessoas, mas que detinham 21. A necessidade, no entanto, faz com que presos sejam mantidos também na antessala que dá acesso à carceragem. Neste espaço, havia 55 presos. Há apenas duas entradas do ar e, para suportar o calor, os detidos permanecem apenas de cueca e se abanam o tempo todo com marmitas de isopor.