Em novembro de 2016, a jovem Joana Souza dos Santos, 28 anos, moradora do Povoado de Rose, distante cerca de 6 quilômetros da sede do município de Santaluz, na Região Sisaleira da Bahia, entrou em contato com a redação do Calila pedindo um apoio na divulgação do seu trabalho (lembrar). Ela escreveu nada mais, nada menos que sete roteiros de novelas e tinha o sonho de ver algum deles aproveitado na televisão.
Na ocasião, embora tenha sido uma reportagem bastante lida, várias emissoras de rádio ajudaram na repercussão da matéria, mas o público alvo que ela desejava não se manifestou, mesmo assim tocou seu projeto e na semana passada ela entrou novamente em contato com o Calila muito feliz por ter participado do Projeto Grandes Mestres – PGM, no Teatro Augusta, em São Paulo, ao lado de consagrados escritores a exemplo de Alcides Nogueira, autor da novela Tempo de Amar da Globo, Marcelo Zambelle diretor de novela da Globo, Wallace Meireles empresário de artistas famosos, Márcia Ítalo, produtora de elenco do SBT. O evento aconteceu nos dias, 26, 27 e 28 de janeiro 2018. “A convenção reuniu grandes nomes da dramaturgia de meio artístico e saí de lá com um cerificado o que me deixou muito orgulhosa de representar Santaluz”, falou Joana.
Ainda de acordo com a futura escritora profissional, a intenção do projeto Grande Mestre e descobrir talentos e da oportunidade para as pessoas se apresentar. “Lá eu pude aprender muitas experiências voltadas par o meio artístico com profissionais renomado, Alcides Nogueira e Marcelo Zambelli deram palestras excelentes sobre roteiro e como funciona na pratica. Alcides Nogueira me disse todo o procedimento que tenho que fazer par que meus roteiros sejam analisados pela emissora de TV”, falou muito feliz Joana ao Calila, ele que foi a única participante com sete roteiros de novelas, todos escritos a mão. Joana segue o caminho correto de quem almeja um objetivo. Ela descobriu pela internet este evento em São Paulo, manteve contato com a organização, pagou a inscrição, reservou hotel e #partiuPGM, onde expôs todo seu trabalho.