Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

E A CHUVA CHEGOU DEPOIS DE UM CALOR QUE CHEGOU A 42 GRAUS.

A chuva na região do sisal veio chegando de mansinho, mesmo depois de 42 graus registrados no território e a meteorologia tenha previsto chuva, o calor nos últimos 3 dias tem sido insuportável, tirando o sono e a paciência de muitos, mesmos com recursos como ventiladores e ar condicionado, sair as ruas e na zona rural destas cidades precisou ter paciência e tolerância para aguentar o aquecimento que agora com as chuvas em Araci, Serrinha, Riachão, Barrocas, Tucano e Euclides da Cunharegistrado em fotos e vídeos e festejado nas redes sociais. 
Coité pode ter atingido calor recorde nesta terça-feira
O registro de chuva na região do sisal tem sido pouco, embora os serviços de meteorologia tenha previsto nas ultimas semanas. A chuva não vem, mas o calor aumenta a cada dia. Nos últimos dias a reclamação pelo forte calor em Coité tem sido unanime, mas esta terça-feira, 06, parece que bateu recorde na temperatura. Uma pessoa registrou o termômetro pertencente ao Laboratório Bioanálise quando estava marcado quase 43 graus. O forte calor provocou uma chuva passageira por volta das 19h30, mas não aliviou, pelo contrário, parece que aumentou mais. 
Deus é maravilhoso, finalizamos recentemente através da prefeitura de Barrocas, a ampliação das barragens de Minação, arco, Curralinho e Ontem em pouco mais de uma hora de chuva ficou praticamente cheia de água. Obrigado senhor!!

Barrocas: Forte chuva que desaguou na região de Ladeira e Curralinho encheu tanques e açudes da região.

Segundo moradores, a chuva durou cerca de uma hora e vinte minutos, com intensidade maior na região de Curralinho, Toco Preto e Tocó.  A região onde ainda não havia chovido com intensidade nos últimos meses, foi agraciada no fim de tarde da quinta-feira (08), com uma forte chuva que fez correr a correnteza levando água para tanques e açudes. No Povoado de Curralinho, algumas aguadas transbordaram.
Nos povoados situados nas divisas de Barrocas com os municípios de Conceição do Coité e Serrinha, a maioria das aguadas estavam secas, a Prefeitura Municipal fez a limpeza e a expectativa era grande pela chegada do bom tempo. A chuva que caiu no município em janeiro e fevereiro nestas localidades, não foi suficiente para juntar água nos tanques e açudes. A cada dia aumentava a preocupação do agricultores com a escassez de água. Agora a realidade é completamente diferente. O grande açude da Minação que foi limpo e ampliado, juntou bastante água, mas mesmo assim depende de mais chuvas para 'sangrar'.
Em algumas estradas o tráfego de veículos ficou prejudicado, ontem à noite o motorista do transporte escolar que retornava da sede do município, antes de atravessar num trecho de forte correnteza, foi verificar a profundidade, temendo que o veículo não conseguisse fazer a travessia.
Na manhã desta sexta-feira (09), um caminhão frigorifico que tentou passar pelo Rio Tocó, acabou atolando.
Na noite desta quarta-feira (7), na cidade de Pintadas, a chuva voltou a cair na terra, trazendo muita a alegria para a população Pintadense. Segundo relatos dos moradores a chuva caiu na sede e em várias partes da zona rural do município. Onde  o Rio do Peixe, que corta o município, passou muita água e transbordou. A chuva moderada molhou bastante a terra, amenizando a situação da seca  que atinge Pintadas e toda região.

Muita lama e dificuldade para transitar. Essa é a situação da Rua Petronílio Pinto, no bairro Baraúnas, em Feira de Santana, na manhã desta segunda-feira (12), após as chuvas que caíram no fim da tarde de ontem. De acordo com os moradores, após a chuva a rua ficou ilhada e era possível até nadar de tanto que a água subiu.
A moradora Lúcia Teles Santana afirmou que essa situação é antiga. “O negócio aqui ontem foi tremendo e sempre acontece isso quando chove. Construíram em cima da lagoa e a situação ficou complicada. A lagoa não suporta o tanto de água e a Rua Petronílio Pinto, por ser a mais baixa, fica cheia de água”, afirmou.
Lúcia Teles cobra uma solução por parte das autoridades. “Eu queria que depois da chuva viesse um trator para tirar a lama que já chega a um metro. Aqui fica cheio de ratos e baratas e as pessoas não estão suportando mais”, relatou.
O morador Orlando dos Santos disse que a água subiu até o teto do carro dele e cobrou uma solução. “Está tudo perdido. Queremos que o prefeito José Ronaldo olhe essa situação, já são mais de 40 anos assim. As autoridades já têm conhecimento disso tudo, pois as reclamações são antigas e várias reportagens já foram feitas nessa rua”, disse.