NEGLIGENCIA DE ADMINISTRAÇÃO FAZ ARACI SOFRER COM AS FORTES CHUVAS

Entra prefeito, sai prefeita e araci continua sofrendo com os mesmo problemas por culpa muita das vezes do poder público que não soluciona os mesmo problemas que todas as gestões enfrenta. Um exemplo claro é as Chuvas, que são raras em Araci, por conta do município está em uma das regiões mais secas do interior da Bahia, más as obras e as ações que a prefeitura tem, não respeitam o mínimo dos efeitos que uma boa chuva pode trazer. A Cidade hoje está um caos, por conta das fortes chuvas que caíram nestes dois dias, más parte dos estragos vem das obras mal feita da gestão que não se preocupa com a drenagem e o escoamento das água trazidas pela chuvas, a exemplo o tanque da ação, que sem obra  no local, nunca fizeram o nenhum serviço definitivo que de escoamento as águas que a chuva traz naquele local, tornando o espaço um grande piscinão de água e lama. 
Outro exemplo é a obra do morro do bonfim que realmente teria sido salutar, se não contasse com as agua que não encontrando escoamento, levou todo o serviço e o material lá colocado, jogando o dinheiro publico mal investido, POR ÁGUA A BAIXO.
As chuvas que caíram na madrugada e na manhã desta segunda-feira (12) em Araci, alagaram vários pontos do município. Por conta das precipitações, o volume de água do Rio Itapicuru também aumentou. Na sede da cidade, ruas e avenidas estão alagadas e a chuva continua intensa. Os pontos mais atingidos são os bairros do Coqueiro, Bombinha e Casinhas.
Segundo os meteorologistas, a previsão é de chuva durante todo o dia. É esperado o maior volume de chuvas do ano na cidade. Ao site A Voz do Campo, uma moradora do bairro Coqueiro relatou que perdeu boa parte dos móveis porque a água adentrou sua residência após uma obra em andamento da Prefeitura Municipal.
A ponte que fica localizada na zona rural, na divisa entre Araci e Tucano, transbordou neste domingo (11) após receber a água vinda da cabeceira do rio. Com as chuvas dos últimos dias, especialmente na região de Jacobina, o Rio Itapicuru Mirim recebeu muita água e transbordou pela ponte. A água passou pelo ponto turístico da Cachoeira do Inferno e seguiu para o balneário de Jorrinho em direção a Cipó. Segundo especialistas, as chuvas tentem a permanecer por alguns dias e os rios, portanto, terão seus volumes aumentados na região sisaleira da Bahia.
As chuvas que caíram na madrugada e na manhã desta segunda-feira (12) em Araci alagaram vários pontos do município. Uma das consequências do forte temporal foi o rompimento de estrutura do acostamento de paralelepípedos de boa parte da obra da nova estrutura da subida e do Alto do Bonfim. A obra foi inaugurada em janeiro deste ano de 2018 pela Prefeitura Municipal. Uma das cruzes, que compõe o cenário para os fiéis nas sumidas em romarias, também não suportou à chuva e caiu. Valas e buracos de diversas dimensões se formaram na subida do ponto turístico. As ruas que dão acesso ao Mirante do Bonfim estão intrafegáveis. Através de nota, a Prefeitura Municipal de Araci já se pronunciou sofre as consequências da chuva no município. O prefeito reconhece que devido à ocorrência de chuvas em um volume muito acima do normal, muitos problemas, sobretudo na área de infraestrutura, ocorreram e trouxeram diversos transtornos à população. “Frente a tal situação, comunicamos que todas as providências já foram solicitadas aos setores competentes, tais como Defesa Civil Municipal e Secretaria de Infraestrutura, além de outros”, disse Silva Neto. 
Cumprimentando a todos os cidadãos aracienses, informamos que, devido a fortes chuvas, o evento que seria realizado hoje, dia 12/02/2018, em frente à prefeitura, o qual anunciaria cerca de R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais) em investimentos, foi adiado e uma nova data será divulgada em breve. Informamos ainda que, devido a ocorrência de chuvas em um volume muito acima do normal, muitos problemas, sobretudo na área de infraestrutura, ocorreram e trouxeram diversos transtornos à população. Frente a tal situação, comunicamos que todas as providências já foram solicitadas aos setores competentes, tais como Defesa Civil Municipal e Secretaria de Infraestrutura, além de outros. Solicitamos a todos que haja compreensão e colaboração, bem como, através dos meios devidos, encaminhem demandas dentro do contexto citado para que, em tempo hábil, trabalhemos para promover as devidas soluções. Não podemos, em momento algum, deixar de demonstrar nossa alegria em virtude das tão esperadas chuvas, ao tempo em que nos manteremos atentos a todos os problemas que possam ocorrer em virtude das mesmas.
Assinam a nota: Silva Neto, Keinha, Anastácio Carvalho e toda equipe da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Araci.
O prefeito de Araci, Silva Neto, bem como toda a equipe da Prefeitura Municipal de Araci, estariam na manhã desta segunda-feira (12) empenhados no ato público que aconteceria para entregar equipamentos, veículos e obras, cujo investimento ultrapassa a quantia de R$ 6 milhões. Os investimentos contemplam a aquisição de veículos para diversas áreas, equipamentos para a saúde, quadra poliesportiva, seguro safra e pavimentação. O evento terá nova data a ser definida e divulgada pelo executivo municipal. Através de nota, o prefeito solicitou a todos que haja compreensão e colaboração de toda a população neste momento sensível após as chuvas e temporais. Ele pede a todos que façam contato com a prefeitura para que todas as demandas sejam conhecidas e posteriormente atendidas. Ao site A Voz do Campo, Neto informou que se encontra em reunião com seu quadro de profissonas para definir as estratégias de minimização dos transtornos causados pela chuva. Segundo ele, já foi feito contato com Ginho, Secretário de Infraestrutura, para que a defesa civil faça um levantamento urgente de todos os transtornos e, assim, sejam definidas as ações da prefeitura. “Os transtornos não são apenas na sede, são na zona rural também. Precisamos ter um disgnóstico de como estão as coisas em todo o município para depois ser definido e executado o passo-a-passo. Precisamos aguardar, também para ver se não virão mais chuvas. Estamos trabalhando (…)”, disse o prefeito Silva Neto.