SOBRE OS MONTES AO PÉS A CIDADES NA SEMANA SANTA

Sobre os montes e aos pés da cidade  que nos leva aos caminhos da fé (católica) onde a tradição da Semana Santa realizam eventos religiosos, atividades culturais e práticas da fé e devoção de uma data, uma semana inteira, em Araci, Serrinha, Euclides da Cunha, Monte Santo e Nazaré das Farinhas. Fiéis se unem em penitência nas Procissões do Senhor Morto, Encontro, Fogaréu e Aleluia, assim como a encenação da Paixão de Cristo que também tem nos montes o cenário perfeito para se celebrar, relembrar e manter a fé e a tradição. A Semana Santa, neste ano, 2018, começa no dia 25 de março quando os católicos celebram o Domingo de Ramos e termina no dia 1º de Abril, Domingo de Páscoa. Porém, os dias mais significativos para todos, quando ocorrem eventos mais importantes, começam na Quarta(28) e terminam na Sexta-feira (30), dia da Paixão de Cristo e Sábado de Aleluia(31), dia da Ressurreição de Cristo.
ARACI...
Araci é cercado por diversas serras e uma dessas serras e talvez a mais importante é a Serra de Santa Rita, hoje mais conhecida como Morro do Bonfim. Desde a chegada do Fundador, que a referida serra começou a ser desbravada, elevando-se em 1860 um cruzeiro, que a partir daí passou a ser local de peregrinação dos moradores locais, principalmente durante a Semana Santa. No final do século XIX começou a ser construída uma Capela com recursos angariados entre os cidadãos locais através de uma campanha encabeçada por Amerino de Oliveira Lima e Antônio Oliveira da Mota. No ano de 1897 a Capela foi inaugurada e dedicada ao Senhor do Bonfim. Ainda hoje é caminho e local para as vias-sacras e procissão de fogaréu durante a Quaresma.
EUCLIDES DA CUNHA...
A sexta - feira Santa iniciou às 05 horas da manhã. A Via Sacra com destino a Serra da Santa Cruz, fez memória ao calvário de Jesus Cristo, que morreu na cruz para redimir o mundo de seus pecados. Ao morrer na cruz, Jesus deu a maior prova de amor a humanidade, pois ele foi castigado em nosso lugar para que todos nós pudessemos receber o perdão de Deus. Pe. Charles saudou a todos e solicitou que pudéssemos vivenciar os últimos passos de Jesus em silêncio. Ao chegar à Serra, o pároco argumentou que a Via Sacra é um momento de Salvação e que o maior objetivo é agradecer a Cristo por ter morrido por cada de um nós. Fez um apelo ainda para ser vivido, durante o dia, o silêncio, a oração e contemplação da Cruz de Cristo. O sacerdote ainda expressou sobre a organização da Irmandade de Nossa Senhora das Dores para ser instaurada na Paróquia e pronunciou a programação do dia.
MONTE SANTO.... 


Monte Santo  fica  a 363 km da capital  e o nome da cidade tem sua origem em outubro de 1775, momento em que o capuchinho Frei Apolônio de Todi ao apreciar a serra ficou impressionado com a semelhança da mesma com o Monte Calvário de Jerusalém e convidou os fiéis que o acompanhava para transformar o Monte em um “Sacro-Monte” e rebatizá-lo com o nome de Monte Santo, marcando seu dorso com os passos da Paixão.
A Semana Santa na cidade conserva até hoje suas tradicionais procissões e encenações da Paixão de Cristo, por isto reúne milhares de fiéis na localidade. Tem início no Domingo de Ramos e continua durante a semana com celebrações religiosas e procissões, culminando com o principal dia da programação, na Sexta-feira da Paixão.
Geralmente  começa por volta das 4 da manhã, horário em que os fiéis se preparam para subir a serra, para pagar promessas e buscar as imagens do Nosso Senhor Morto. Pela tarde e a noite tem celebração da Paixão do Senhor.  No sábado, à noite, início da celebração com Benção do Fogo, preparação do Círio Pascal, na parte externa da igreja. Os fiéis entram no interior da igreja com o Círio Pascal acesso e acendem velas . Após à missa, a procissão de Jesus Ressuscitado ao redor da Igreja. Logo após a procissão há show na Praça Monsenhor Berenguer.
NAZARÉ DAS FARINHAS...
Nazaré das Farinhas, distante cerca de 85 km de Salvador, realiza a centenária Feira dos Caxixis, no período de  Quinta-feira Santa a Domingo de Páscoa ( 29 de março a 1º de abril). Trata-se de uma exposição de produtos de artesanato de barro, confeccionados de forma artesanal, em Maragogipinho (Aratuípe). Nesta feira, há também a exposição e comercialização de artesanatos de tecidos, palhas, madeira e outros, além de apresentações musicais..
O turista poderá unir o útil ao agradável porque, além dos produtos expostos para comercialização, terá a oportunidade de apreciar o riquíssimo acervo arquitetônico, estilo barroco da localidade como o galpão próximo ao espaço onde acontece a feira e que exibe a famosa locomotiva “Maria Fumaça”, adquirida em 1873, patrimônio histórico dos nazarenos.
Há a Via Sacra da cidade no imponente Cristo, com 15 metros de altura, localizado no Morro do Silêncio, que conta, de forma artística e com esculturas, a história da Paixão de Cristo, em 14 estações. No alto da Via Sacra, o turista poderá observar uma bela vista da cidade e, ainda, as peças artísticas de autoria do escultor Felix Sampaio.
SERRINHA....

Procissão do Fogaréu, foto do Facebook da cidade

Serrinha está localizado,  a 173 km de Salvador  e tradicionalmente, desde a década de 1930, toda a Quinta-feira Santa  os fiéis se unem em penitência na Procissão do Fogaréu e seguem com as tochas para a procissão que percorre o trajeto até o Monte de Nossa Senhora de Santana, simbolizando  o acompanhamento a Jesus Cristoao Jardim das Oliveiras, local em que ele se entregou para ser sacrificado. Neste evento, também há a encenação teatral da Paixão de Cristo com personagens que atuam como Cristo, Maria, Maria Madalena, Herodes, os apóstolos e os soldados romanos que crucificaram Jesus.
Na sexta-feira, ocorre a via sacra para o Cruzeiro do MonteCelebração da Paixão e Morte do Senhor eProcissão do Senhor Morto. E no sábado, missa da Vigília Pascal e Queima de Judas, evento divertido com brincadeiras, gastronomia e bebida típicas nos estabelecimentos da cidade. Já no domingo tem a tradicional subida ao cruzeiro do monte, Procissão do Encontro, seguida de Missa de Páscoa e da Ressurreição do Senhor.