Gripe H1N1 em Serrinha e Feira de Santana

SERRINHA - Idoso de 61 anos morreu com a gripe H1N1 na cidade de Serrinha, onde de acordo com Edy Gomes, coordenador do Núcleo de Saúde de Feira de Santana, que também atende ao município a vítima estava internada, a morte ocorreu na quarta-feira (11) e o resultado do exame que acusou H1N1 na sexta-feira (13) e outro paciente está internado na cidade com a doença. 

FEIRA DE SANTANA - Bebê morreu com H1N1 em Feira de Santana, onde se registrou ate o momento dez casos da doença já notificados na cidade. O bebê de 1 ano de 3 meses, natural da cidade de Saúde, que estava internado no Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, morreu vítima da gripe H1N1. A morte foi confirmada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e a secretária municipal de saúde, Denise Mascarenhas, informou em entrevista ao Acorda Cidade que na região de Feira de Santana já foram notificados dez casos de H1N1 e que o município está em alerta.


veja mais sobre os casos...
Outro paciente está internado na cidade com a doença. Campanha de vacinação começa no dia 23 de abril.
Um idoso de 61 anos morreu com a gripe H1N1 na cidade de Serrinha, a cerca de 175 km de Salvador. De acordo com Edy Gomes, coordenador do Núcleo de Saúde de Feira de Santana, que também atende ao município onde a vítima estava internada, a morte ocorreu na quarta-feira (11) e o resultado do exame que acusou H1N1 na sexta-feira (13).
Outro paciente está internado em Serrinha com a doença. O Núcleo Regional de Feira engloba 72 municípios. Segundo Edy Gomes, em Feira de Santana há uma morte confirmada, foi a de um bebê de um ano, que veio a óbito na terça-feira (10). No entanto, segundo o coordenador do Núcleo de Saúde, a criança não era morada do município. Portanto, o caso é considerado importado.
Duas crianças que são de Feira de Santana estão internadas em um hospital particular de Salvador com H1N1 confirmada, informou Edy Gomes. Outro caso da região, ocorrido na cidade de Coração de Maria, é investigado. É o de uma mulher de 21 anos.
A Bahia tem, ao menos, 6 mortes por H1N1 confirmadas até agora. No entanto, o último boletim divulgado pela pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), traz os dados coletados até o dia 7 de abril, e aponta, até a data, 4 mortes confirmadas pela doença em todo o estado. Três foram em Salvador e uma em Lauro de Freitas, na região metropolitana.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa no dia 23 de abril. Na Bahia, a meta é imunizar 90% do público alvo, formado por 3,6 milhões de pessoas dos grupos prioritários.
Esses grupos são formados por indivíduos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A campanha vai até o dia 1º de junho e terá o Dia D de mobilização nacional em 12 de maio.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), no ano passado, 84,60% do público alvo foi vacinado na Bahia, quando foram imunizadas 2,6 milhões de pessoas. Dos 417 municípios, apenas 172 alcançaram a meta de vacinar 90%. No Brasil, apenas 10, dos 27 estados atingiram a meta.


Bebê morre com H1N1 em Feira de Santana; dez casos da doença já foram notificados na cidade

Um bebê de 1 ano de 3 meses, natural da cidade de Saúde, que estava internado no Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, morreu vítima da gripe H1N1. A morte foi confirmada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e a secretária municipal de saúde, Denise Mascarenhas, informou em entrevista ao Acorda Cidade que na região de Feira de Santana já foram notificados dez casos de H1N1 e que o município está em alerta.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“É importante também as pessoas entenderem que quando fala-se Feira de Santana não é só o município Feira de Santana é a região que é composta de 72 municípios. Foram 10 casos notificados. Quatro casos não são de Feira de Santana, são de municípios fora como já foi dito pelo próprio Núcleo Regional de Saúde (NRS). Inclusive o próprio óbito não foi de Feira de Santana. Até o momento não temos confirmado nenhum caso de H1N1 em Feira”, declarou.
Cuidados
A secretária pediu que as pessoas tenham cautela e façam a prevenção em caso de resfriados. Lavem as mãos, se hidratem, não tussam nem espirrem em locais fechados. Ele afirmou que de 23 de abril a 1° de junho acontecerá a campanha de vacinação do H1N1 e dia 12 de maio será o Dia D de vacinação. A secretaria de saúde também busca a adiantar algumas ações para a Micareta, mas isto depende do Ministério da Saúde.
“Existe todo um cronograma, uma planilha. Mas, nos não vamos ficar de braços cruzados. Vamos fazer algumas ações na rodoviária, nas estradas, nas entradas, porque Feira de Santana porque ser polo rodoviário recebe muitas pessoas”, enfatizou.
Diferença do H1N1 e resfriado comum
O vírus H1N1 traz várias comorbidades aos pacientes. A pessoa infectada fica acamada, debilitada, apresenta febre constante, secreção e pode ter o funcionamento de outros órgãos comprometidos. O resfriado comum geralmente apresenta febre passageira e seus sintomas são mais amenos.