Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

PM apreende facas, tesouras e outros objetos proibidos em abordagens nos portais da Micareta

Diversos modelos de facas e outros objetos perfuro-cortantes, como estiletes, tesouras, garfos, espetinhos, pinças e instrumentos que foram amolados para serem utilizados como facas foram apreendidos pela Polícia Militar nos portais de abordagens do circuito da Micareta de Feira de Santana.
Outros materiais como guarda-chuvas e garrafas de bebidas alcoólicas também foram impedidos de entrar no circuito da festa.
De acordo com o major da PM Gabriel Neto, comandante da Operação Gêmeos, que atua no combate a assaltos a coletivos de Salvador e está participando da segurança da micareta, a função da triagem é prevenir a entrada de instrumentos que possam ser utilizados como arma pelos foliões.
“Nossa função é ser preventivo e não deixar o crime acontecer. E qual é a intenção de alguém que vai para o circuito da micareta com um instrumento dessa natureza? Várias garrafas de bebidas também foram apreendidas, porque podem ser quebradas e utilizadas como arma. Qualquer instrumento que potencialmente pode ser utilizado como forma de agredir um cidadão não vai passar nos portais”, afirmou o major.
Para ele, a fiscalização está sendo à altura do que precisa. “O guarda-chuva dentro do circuito pode ser utilizado como arma. E se para preservar a ordem pública, nós temos que tirar o guarda-chuva de circulação nesse momento, nós o faremos. Se alguém entra com uma faca no circuito e não tem destinação aquela faca, será apreendida e encaminhada para a autoridade policial”, declarou.
Prisões
O major da PM Gabriel Neto informou ainda que em dois dias de festa foram efetuadas duas prisões nos portais de abordagem.
“Nós tivemos dois desdobramentos de prisão, sendo que uma iniciou com a abordagem de um indivíduo suspeito no portal e mais adiante a 65ª CIPM fez a prisão dele com a arma de fogo, e tivemos também um indivíduo com mandado, do dia 19, acusado de um homicídio.”
O comandante do Policiamento Regional Leste (CPRL), coronel Luziel Andrade, avaliou as operações realizadas durante os dois dias de Micareta como positivas e destacou o empenho da Polícia Militar.
"Não somente as ocorrências reduziram, como a produtividade está sendo excelente. Vamos continuar com as abordagens nos portais. Ontem tivemos duas prisões importantes, de modo que eu acredito que isso está sendo um diferencial bastante positivo".
De acordo com o coronel, é preciso continuar buscando a integração das polícias, sobretudo porque o sábado é considerado o dia mais crítico.
"Nos anos anteriores foi o que mais apresentou ocorrências. Na quarta-feira, foi registrado uma pessoa como sendo vítima de uma facada, mas não podemos afirmar qual foi o instrumento utilizado. Então vamos continuar fazendo as abordagens para fazer a retirada desses objetos do circuito", afirmou.