FÉ E ARTE NO CORPUS CHRISTI EM ARACI, COITÉ, EUCLIDES E FEIRA


Corpus Christi é uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. 
Hoje, 31.05.2018, foi assim em Araci, onde desde ontem as confecções de tapetes lindos de se ver coma as Pastorais da Juventude e outras da Igreja Católica. Vários grupos das pastorais da cidade fizeram os desenhos no chão e utilizaram materiais como pó de serra, sal, maravalha e pó de café e material reciclado.

Os Católicos Coiteenses participam de celebração e missa de Corpus Christi. Corpus Christi é uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Em Euclides, o Corpus Christi, celebrar o mistério da Eucaristia,o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. E hoje, 31.05.2018, foi assim, onde desde ontem as confecções de tapetes lindos de se ver coma as Pastorais da Juventude e outras da Igreja Católica, vem trabalhando este ano o tema "CAMINHO A SEGUIR JESUS CRISTO".
Nem o frio, nem a chuva em Feira de Santana, impediram que crianças, adultos e idosos acordassem bem cedo, ainda na madrugada deste feriado de quinta-feira (31), para confeccionar os tradicionais tapetes de Corpus Christi na Avenida Senhor dos Passos.


Católicos coiteenses participam de celebração e missa de Corpus Christi. Corpus Christi é uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A Igreja Católica, em todo o mundo, comemora nesta quinta-feira (31) o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Como pároco de Coité, pela primeira vez Padre Oldack Filho conduziu  a Eucaristia | Foto: Raimundo Mascarenhas
Centenas de católicos da sede e zona rural de Conceição do Coité participaram da missa celebrada pelo padre Oldack Filho que teve inicio ás 09h e em seguida da procissão do Corpus Christi que este ano teve um percurso menor, ou seja, uma parte da Rua Padre Madureira, mas agradou os fiéis que acompanharam o corpo eucarístico sobre um belíssimo tapete com diversos temas que lembram ícones do cristianismo.

Bela ornamentação feita por voluntários católicos começou às 5h da manhã e às 9h estava pronta para receber a procissão | Foto: Raimundo Mascarenhas
Corpus Christi é uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Veja o resumo em vídeo da celebração e procissão, assim como a entrevista com o padre Oldack concedida ao repórter Paulo Marcos

Nem o frio, nem a chuva em Feira de Santana, impediram que crianças, adultos e idosos acordassem bem cedo, ainda na madrugada deste feriado de quinta-feira (31), para confeccionar os tradicionais tapetes de Corpus Christi na Avenida Senhor dos Passos.
A irmã Marielene Vieira Pinto, chegou às 4h30 da manha e disse que para ela os tapetes são a demonstração de amor a Jesus Cristo que merece todo amor, toda a honra e toda a glória.
Ela pertence a Catedral de Santana e contou que o material para a confecção dos tapetes é organizado com bastante antecedência.
“Esse material já vem sendo preparado há uma semana na medida do possível. Vamos colocando para que tudo dê certo. O nosso grupo é bem grande e deveria ser muito maior quando se trata em louvar a Deus. Estamos em 12 pessoas do Colégio Padre Ovídio e mais 16 coroinhas”, disse.
Marilene afirmou que o trabalho de pintar os tapetes é o testemunho do amor e da fé e a convicção que só Jesus Cristo pode trazer a vida eterna.
Osvaldo Sobral que faz parte da Catedral de Santana também chegou às 4h30 para fazer os tapetes. De acordo com ele, cada tapete tem uma supervisão e uma coordenação de cada pastoral. Ele ficou no grupo que confeccionou o tapete da pastoral do dízimo.
“Nosso tapete tem 8 metros de comprimento 3 metros de largura. Eu comecei em 2015 quado fazia parte de encontro de casais”, declarou.